Valor Econômico – 27/03/2018O seguro para automóveis, por décadas, apresentou crescimento do volume de prêmios em torno de dois dígitos, destaca o Valor. Com a retração econômica a partir de 2014, o setor de seguro auto sofreu com o minguado incremento de 3,5% em 2015, queda de 2,4% em 2016 e aumento de 6,7% no ano passado. Em 2018, segundo os profissionais consultados, o prêmio do seguro auto vai ser mantido na casa de um dígito. O vice-presidente da Comissão de Automóvel da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), Walter Pereira, explica que o seguro auto anda a reboque da indústria automobilística. Cresce o mercado de automóveis, aumenta a venda de seguro para veículos.Segundo o presidente da Confederação das Seguradoras (CNseg), Marcio Coriolano, a previsão é de que todo o mercado segurador nacional, envolvendo todos os ramos, evolua entre 7% e 10%. Isolando os seguros para auto, a expectativa é de que o aumento do prêmio alcance os 8,5% em 2018.O vice-presidente técnico da HDI Seguros, Fabio Leme, diz que a estabilidade no prêmio do seguro auto está ligada à variação da frota de veículos seminovos, com até cinco anos, no mercado brasileiro.”Por mais que estejamos em recuperação, o número de veículos produzidos que entraram em circulação nos últimos anos foi inferior ao de anos anteriores a 2013. O fundo do poço foi tão lá embaixo que, mesmo que as vendas de carros novos aumentassem 10% em 2018, não seria suficiente para elevar a frota de seminovos em circulação. O número de veículos seminovos, com até cinco anos, deve cair ano a ano, alcançando 11,6 milhões até 2019, segundo projeção da HDI”, explica.