Recorrência de fenômenos climáticos pode estar impulsionando a contratação de algumas modalidades de seguros na Região Sul.

Por André Marassi, assessoria de imprensa do Sindseg PR/MS

A contratação de seguro agrícola no Paraná subiu 15% neste ano, totalizando R$ 965,56 milhões arrecadados. Entre os estados brasileiros, o Paraná lidera a contratação de seguro agrícola representando 22,5% do total arrecadado no país nessa modalidade, que totalizou mais de R$ 4,3 bilhões até agosto de 2023.

O volume de indenizações indica que a safra do Paraná ao menos até agosto não tem sido tão prejudicada por fenômenos climáticos como no Rio Grande do Sul, que é o segundo estado do Brasil que mais contrata seguro agrícola. Enquanto as seguradoras desembolsaram apenas R$ 41,66 milhões até agosto deste ano no Paraná, no Rio Grande do Sul elas já pagaram aos produtores no mesmo período mais de R$ 1 bilhão em indenizações.

Neste ano com grande frequência de fenômenos climáticos extremos atingindo principalmente a Região Sul do Brasil, outra modalidade que vem crescendo bastante são os seguros de grandes riscos, destinados a cobertura de empresas e empreendimentos com limite máximos de garantia superior a R$ 15 milhões.

No Brasil, o seguro de grandes riscos aumentou o volume de arrecadação de janeiro a agosto de 2023 em 25,2%, em São Paulo cresceu 14,9%, mas nos três estados da Região Sul do Brasil o crescimento desta modalidade foi bem mais acentuado. Aumentou 74,6% no Paraná, 160,6% em Santa Catarina e 70,1% no Rio Grande do Sul.

Estes e outros dados sobre seguros serão divulgados à imprensa hoje pelo presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) Dyogo Oliveira. Ele vem a Curitiba ministrar uma palestra para seguradores e corretores, às 19h, no Palácio Avenida, promovida em comemoração aos 100 anos de atividade do Sindicato das Seguradoras (Sindseg PR/MS).

Antes do evento, às 10h30 da manhã, o dirigente da CNseg concede uma entrevista coletiva na sede do Sindseg PR/MS em que está prevista uma explanação aos jornalistas sobre proposta da Confederação para criar um Seguro Catástrofe Social, com preço módico e que indenize de forma célere vítimas de enchentes, desmoronamentos e outros desastres naturais.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Entrevista Coletiva com Dyogo Oliveira

LOCAL: Sede do Sindicato das Seguradoras (Sindseg PR/MS)

ENDEREÇO: Rua Monsenhor Celso, 225, 7º andar

HORÁRIO: 10h30

Palestra com Dyogo Oliveira

LOCAL: Palácio Avenida

ENDEREÇO: Av. Luiz Xavier, nº 11

HORÁRIO: 18h inicia coquetel de recepção, 19h a palestra.

MODALIDADE: Híbrida

INCRIÇÃO PARA PARTICIPAR PRESENCIALMENTE: https://www.sympla.com.br/palestra-com–dyogo-oliveira–presidente-da-cnseg-e-ex-ministro-de-planejamento__2224030?d=SINDSEGPRMS001

LINK PARA ACESSO DA TRANSMISSÃO AO VIVO: