O setor foi o que teve o maior aumento, passando de R$ 16,27 bilhões para R$ 26,05 bilhões

Notícias | 18 de Dezembro de 2022 | Fonte: Correio do Estado por Valesca Consolaro

Levantamento do Produto Interno Bruto – PIB dos Municípios de 2020 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (16), mostra que a participação da agropecuária teve o maior aumento entre os setores em Mato Grosso do Sul, sendo, inclusive, um dos principais motivos pela economia positiva do Estado.

Segundo a pesquisa, de 2019 para 2020, a participação da agropecuária no PIB de Mato Grosso do Sul passou de R$ 16,27 bilhões para R$ 26,05 bilhões.

A variação representa um aumento de 60,12%, influenciada diretamente pela valorização das commodities como a soja e o milho.

“Considerando a participação no valor adicionado bruto a preços correntes, houve um salto de 17,1% para 23,7%”, informa o IBGE.

Diante de tal cenário, a agropecuária, que antes detinha a menor participação entre os 4
setores, passou a ter a 2ª maior participação, ficando atrás apenas do setor de serviços, com R$ 40,46 bilhões.

Os municípios de Mato Grosso do Sul que se destacam nessa área são Maracaju, com R$ 1,5 bilhão de valor adicionado bruto da agropecuária, seguido de Ponta Porã (R$ 1,4 bi), Sidrolândia, Rio Brilhantes e Ribas do Rio Pardo (R$ 1 bi).

Os cinco municípios figuram entre as 30 maiores contribuições nacionais quanto ao valor adicionado da agropecuária.

No contexto geral, Maracaju fica em 17º, seguido de Ponta Porã (19º), Sidrolândia (27º), Rio Brilhante (28º) e Ribas do Rio Pardo (29º).

Saiba mais

A pesquisa foi realizada em parceria do IBGE os Órgãos Estaduais de Estatística, as
Secretarias Estaduais de Governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa.

Segundo o IBGE, a metodologia adotada para a estimativa é uniforme para todas as Unidades da Federação e é integrada, conceitualmente, aos procedimentos adotados nos
Sistemas de Contas Nacionais e Sistema de Contas Regionais.