Notícias | 27 de fevereiro de 2023 | Fonte: CQCS l Ítalo Menezes

Uma organização criminosa que fraudou em cerca de R$ 8 milhões o seguro DPVAT no Estado de Sergipe foi desarticulada no início deste mês. A operação contou com o apoio de um dossiê entregue pela Seguradora Líder às autoridades policiais. O documento, produzido pelo Sistema de Prevenção, Detecção e Investigação de Fraudes da empresa, reuniu informações suspeitas de possíveis tentativas de fraudes. As informações são do site Extra.

Os criminosos falsificavam todos os documentos necessários para o processo, como relatórios médicos, laudos periciais e boletins de ocorrências. Após o recebimento do valor, o beneficiário repassava 90% do montante para os chefes do esquema e ficava com o restante.

A Seguradora Líder informou, por de um sistema de inteligência virtual implementado em 2017, a companhia consegue varrer da base de dados centenas de milhares de avisos de sinistros, perícias médicas e pagamentos realizados considerados suspeitos, também são verificadas situações que indiquem a atuação de uma ou mais pessoas em tentativas de fraudes. Todas as informações coletadas viram um dossiê. O documento é encaminhado aos órgãos policiais para investigação.

De acordo com a empresa, o caso em Sergipe não foi o primeiro que contou com a ajuda do serviço de inteligência. Entre 2018 e 2022, 13 operações resultaram em 71 mandados de busca e apreensão e em 28 prisões.

Na atual operação, chamada de Operação Apólice, 18 mandados de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão foram cumpridos. Entre os presos estão um advogado, empresários e um motorista de ônibus.