A Polícia Civil realizou, nesta quarta-feira (12), uma operação contra grupos suspeitos de fraudar o seguro DPVAT, no Rio Grande do Sul. Segundo as investigações, os desvios podem chegar a R$ 8 milhões. As informações são do G1, em matéria publicada dia 12/05.

Investigada há um ano e meio, a organização agia com escritórios de auxílio ao encaminhamento do seguro DPVAT e com informantes dentro de hospitais procurando vítimas de acidentes. Os suspeitos adulteravam laudos, aumentando o valor a ser recebido da seguradora, além de outras fraudes como aliciamento de peritos, falsidade ideológica e registros de ocorrências falsas.

Também segundo o G1, a polícia conseguiu provas de que laudos médicos foram adulterados para que a organização pudesse ganhar valores bem acima do que as reais lesões das vítimas.

Em muitos casos, as vítimas sequer tinham se ferido em acidentes de trânsito. Além disso, carimbos e receituários médicos foram adulterados para burlar a segurança da seguradora, responsável pelo pagamento dos seguros DPVAT.

A seguradora que era responsável pelo gerenciamento do sistema do DPVAT informou que, em 2018 e 2019, os grupos investigados haviam recebido cerca de R$ 5 milhões em pagamentos de seguros do DPVAT.

O ESQUEMA

De acordo com a polícia, quando uma pessoa se acidentava em um veículo, o grupo possuía informantes dentro dos hospitais e UPAs que, com os dados das vítimas e informações do acidente, acionavam os grupos criminosos.

Um integrante da organização entrava em contato e oferecia os serviços do escritório para encaminhamento do auxílio DPVAT, muitas vezes, inclusive, dizendo que sem a ajuda deles a pessoa não receberia o seguro. Alguns dos contatos ocorriam ainda dentro dos hospitais. Após receber os documentos do acidentado, os suspeitos adulteravam os laudos apresentados, levavam a pessoa para uma consulta com um fisioterapeuta (que participava do golpe) e as lesões eram agravadas.FacebookTwitterWhatsAppLinkedIn

MATÉRIAS RELACIONADAS

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/