Correio do Estado – EDUARDO MIRANDA – 26/04/2023 – 09h00

Superintendente da PF em Mato Grosso do Sul, delegado Agnaldo Mendonça Alves – EDUARDO MIRANDA

Uma reivindicação antiga, não apenas dos servidores da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, mas também de toda a comunidade da região de fronteira, a nova delegacia da Polícia Federal (PF) em Ponta Porã finalmente sairá do papel neste ano.

Ontem, o governo federal garantiu os R$ 25 milhões necessários para a construção do novo prédio que abrigará a delegacia da PF na cidade fronteiriça com Pedro Juan Caballero, no Paraguai, que é uma das unidades da instituição com maior volume de demanda.

Em primeira mão ao Correio do Estado, o anúncio feito nesta terça-feira foi dado pelo superintendente da PF em Mato Grosso do Sul, delegado Agnaldo Mendonça Alves.

“O diretor de Logística [da PF] acabou de aprovar a descentralização dos recursos para a gente construir o novo prédio da Polícia Federal em Ponta Porã. Com isso, nós daremos início ao processo de licitação para a contratação de uma empresa para construir o prédio novo”, revelou Alves à reportagem.

Se o prédio atual é alvo de reclamações por estar antigo, ter problemas estruturais e até por representar problemas de segurança aos policiais e também aos eventuais presos, já que está localizado a poucos metros da linha internacional, o novo edifício será quase quatro vezes maior que o atual.

Para conceber a edificação, a PF já tem disponível uma área de 33 mil metros quadrados.

A nova sede da Polícia Federal terá dois andares, pouco mais de 3 mil m² de área construída e instalações moderníssimas, seja para a segurança dos policiais, custódia dos presos ou para melhorar a prestação de serviços ao cidadão, como, por exemplo, a emissão de passaportes.

O edifício atual não tem mais que 800 m² e ainda acumula dezenas de carros apreendidos, muitos deles sucateados, em seu entorno.

“Será o estado da arte da construção. O que temos de mais moderno em construção é o que a Polícia Federal tem utilizado em suas delegacias, e em Ponta Porã será assim”, afirmou o superintendente da instituição em Mato Grosso do Sul.

Agnaldo Mendonça Alves também disse que a previsão é de que o edifício seja concluído dentro de um período de dois anos e que a expectativa é de que o processo licitatório seja concluído nos próximos três meses, sempre respeitando os trâmites burocráticos.

“A delegacia de Ponta Porã só perde em número de flagrantes para a delegacia do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A média é de mais de um flagrante por dia na cidade”, afirmou o superintendente, reforçando a necessidade estratégica de uma nova edificação.

Corumbá

Assim como no município de Ponta Porã, uma outra cidade de fronteira em Mato Grosso do Sul também poderá ter um novo edifício. É o caso de Corumbá.

O projeto executivo para a nova delegacia da PF na Cidade Branca será finalizado em maio, e a torcida, pelo menos da Superintendência Regional da Polícia Federal, conforme apurou o Correio do Estado, é de que os R$ 22 milhões necessários também sejam liberados ainda neste ano.

“Havendo a viabilização e descentralização dos recursos, como aconteceu para Ponta Porã, também daremos início à licitação de Corumbá”, revelou Agnaldo Mendonça Alves.

Segundo ele, o projeto voltado à região corumbaense é tão moderno quanto o previsto para o município de Ponta Porã.

A diferença, porém, é que a nova delegacia na cidade de fronteira com a Bolívia teria apenas um pavimento.

Saiba: Delegacia de MS é a segunda em número de flagrantes do Brasil – A delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã só perde em número de flagrantes para a delegacia do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. No ano passado, a média registrada de prisões em flagrante na cidade fronteiriça foi de mais de uma por dia.