O desastre natural no Rio Grande do Sul e suas consequências foi o assunto que dominou os debates da reunião de Diretoria realizada na segunda-feira (13/05) e também da Comissão Interna de Seguros de Benefícios (CISB), realizada na terça-feira (14/05).

Para o presidente do Sindseg PR/MS Altevir Prado a tragédia ao mesmo tempo que causa um drama social muito grande, provoca um sentimento de consternação em todo o país, também gera uma certa letargia na atividade econômica como um todo.

“Em conversa com representantes de entidades parceiras do Rio Grande do Sul nós entendemos que a melhor forma de ajudar as vítimas da enchente nesse momento é utilizar o SOS Chuvas criado pelo Sindseg-RS. Nós definimos um valor, que será a contribuição do Sindseg PR/MS, e também convidamos nas redes sociais todas as pessoas que puderem ajudar para que utilizem esse canal”.

O SOS Chuvas do Sindseg-RS está centralizando os esforços do Mercado Segurador para receber doações, que são feitas ao PIX do sindicato: 92947241/0001-60 – é o CNPJ do Sindseg-RS.

O presidente do Sindseg-RS Guilherme Bini participou da reunião, agradeceu a cooperação do Sindseg PR/MS e informou que o montante arrecadado já passava de R$ 50 mil. Disse que o Sindseg-RS está trabalhando em um cadastro das famílias mais atingidas, levantando o que elas estavam precisando, para fazer a compra e entrega. “Nós faremos uma prestação de contas, com tudo o que foi arrecadado e doado, para que as pessoas tenham essa segurança de que a sua doação realmente chegou na ponta integralmente, ajudou quem estava precisando”, disse.

O coordenador na Comissão de Seguros de Benefícios do Sindseg PR/MS Johnson Zonta também trouxe esse assunto já na abertura da reunião. Informado sobre o SOS Chuvas do Sindseg-RS, Zonta falou da importância da divulgação desse canal em cada seguradora representada na Comissão e pediu o apoio de todos. “Nosso compromisso enquanto comissões é a divulgação interna nas redes sociais e intranets para centralizar as doações nesse canal “, afirmou.

Os membros da Comissão também discutiram os reflexos econômicos das enchentes, especialmente para as famílias que vivem do Seguro do Rio Grande do Sul. Na avaliação dos membros da CISB provavelmente será necessário um esforço das seguradoras no sentido de garantir a renovação das apólices para tentar minimizar possível queda significativa do setor no estado.

Eles conjecturaram que no processo de reconstrução do Rio Grande do Sul, os recursos provavelmente serão canalizados para as compras mais emergenciais, como materiais de construção, móveis e eletrodomésticos, de forma que a comercialização de seguro possa ser menor, comprometendo o sustento das famílias que atuam nesse mercado na região.

Outros assuntos

Na reunião de Diretoria foi definida a renovação da parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária de forma que o Sindseg PR/MS continuará sendo uma entidade Laço Amarelo, ou seja, engajada na promoção de ações de segurança viária.

Na reunião da CISB foi discutido a Circular Susep 667, que dispõe sobre as regras complementares de funcionamento e os critérios para operação das coberturas de risco de seguros de pessoas. Também foi tratado rapidamente do projeto de lei 29/17 e seu diálogo com o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor.

A reunião foi encerrada com a definição sobre o reinicio das gravações do Momento Seguro, uma série de vídeos gravados com os membros das comissões que fala sobre as diversas modalidades de seguro nas redes sociais do Sindicato. O material já começará a ser gravado e as publicações vão reiniciar após a celebração do centenário do Sindicato, em setembro.