O presidente do Sindicato das Seguradoras (Sindseg PR/MS) Altevir Prado fez uma palestra para cerca de 50 empresários, políticos e corretores na sede da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), na última quinta-feira (29).

Prestigiaram o evento o vice-presidente da Acic Marcio Blazius, o procurador chefe do Procon em Cascavel, Pedro Martendal, o diretor executivo do Sindseg PR/MS Ramiro Dias e os delegados do sindicato no município, Wilhan Humann e Mauri Donizete Campagnolo, além da presença do vereador Cidão (PSD) e de diretores da associação.

Com o tema “Seguro para além do Seguro”, Altevir apresentou dados econômicos sobre o papel fundamental do seguro na economia brasileira, terceirizando riscos e dando suporte à produção agrícola e industrial, comércio, serviços, além de proporcionar a comodidade necessária para o bem estar das famílias.

A palestra teve transmissão ao vivo pelos canais da ACIC no YouTube e o conteúdo está disponível na íntegra na TV Sindseg PR/MS.

Na avaliação do palestrante, foi um dos melhores encontros com entidades de classe até agora. “Foi uma reunião de diretoria da Acic dedicada exclusivamente para falar de seguros. Pudemos explorar bem o tema com os presentes que se mostraram bastante interessados na abordagem, indicando que estamos no caminho certo”.

Palestra

Na abertura da palestra, Altevir destacou que o seguro não tem função social, mas tem características sociais importantes. “É um produto que permite com que as famílias e empresas terceirizem os seus riscos e assim possam ter uma vida mais planejada, mais segurada”.

Altevir mostrou dados sobre a evolução do seguro no Brasil tomando como base o quanto a arrecadação do mercado representa em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do país. De acordo com o palestrante, em 2004 o Brasil ocupava a 21º posição entre as maiores potências em seguro, subiu para 12º em 2014, depois caiu um pouco e está em 17º, levando em conta os dados de 2022.

São 161 seguradoras em atividade no Brasil , 93,8 mil corretores e 177 mil empregos gerados diretamente. Ao mostrar os volumes arrecadados e indenizados, o palestrante explicou que é um mercado robusto que gera receitas equivalentes a 6,4% do PIB, R$ 525 bilhões.

Mostrou que no ano passado as indenizações superaram as receitas em R$ 2 bilhões, mas justamente por ser um mercado regulado, com regras claras sobre reserva de valores, que garantem solvência às seguradoras, as empresas seguem operando normalmente podendo indenizar seus segurados em caso de sinistro.

Mercado paralelo

Ao mostrar a força econômica do mercado segurador e citar períodos de turbulência como a pandemia, em que a soma dos valores pagos pelas seguradoras foi maior do que as receitas, o palestrante pontuou a importância da regulação deste mercado.

“Nós temos percebido no Brasil um mercado paralelo ao de seguro crescendo assustadoramente. Eu me refiro às associações ou cooperativas de proteção veicular, um mercado que não é regulado, não tem regras de solvência e as indenizações ficam a critério de cada associação”, disse Altevir, explicando que é bem diferente da relação do mercado segurador com o segurado, “em que a seguradora por lei, respeitadas as condições da apólice, é obrigada a indenizar e ponto final”.

“É importante que os senhores empresários e a sociedade como um todo saiba diferenciar bem uma associação ou cooperativa de proteção veicular, do mercado de seguros regulamentado. Num ano como esse, o mercado de seguros, que tem reservas, consegue suportar”.

As reservas do mercado segurador em 2021 alcançaram R$ 1,6 trilhão, boa parte desses recursos aplicados em títulos da dívida pública brasileira que ajudam a custear os investimentos do estado.

Ciclo de palestras

Esta palestra na ACIC faz parte de um esforço da atual diretoria do Sindseg PR/MS de levar conhecimento sobre seguro para os diversos segmentos sociais por meio de encontros com entidades de classe e sedes dos poderes constituídos.

Já ocorreram visitas institucionais na Associação Comercial do Paraná (ACP), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraná (OAB/PR), Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR).

ACIC

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel foi fundada em 4 de abril de 1960 por um grupo de 51 empresários de Cascavel. Tem atuação voltada à defesa dos interesses da livre iniciativa, de obras e programas estratégicos para a região, além de disponibilizar soluções a empresas dos mais diferentes portes e segmentos. Possui um laboratório de inovação tecnológica chamado Acic Labs, que funciona como uma aceleradora de projetos inovadores. A entidade tem mais de 3,6 mil empresas associadas.

Assista a palestra pelo link abaixo: