Mestre em Teoria Econômica e Doutor em Desenvolvimento Econômico, o presidente do Sindicato das Seguradoras do Paraná e de Mato Grosso do Sul (Sindseg PR/MS), Altevir Prado, foi o responsável por ministrar a primeira parte da 15ª aula do Curso de Direito de Seguros, da Escola Superior da Magistratura do Estado do Rio Grande do Sul (ESM/AJURIS), na última terça-feira (25).

A ESM/AJURIS é a Escola Oficial do Tribunal de Justiça do RS e desde 1980 oferece cursos de atualização, aperfeiçoamento ou especialização para magistrados, além de especialização para servidores da justiça e preparação à magistratura.

Atendendo convite do desembargador Ney Wiedemann, o presidente do Sindseg PR/MS mostrou a evolução do mercado de seguros no Brasil nos últimos 15 anos, fez uma comparação com outros países, apresentou dados sobre arrecadação e indenizações, destacando também o volume de reservas técnicas. Finalizou a sua exposição com uma análise teórica do setor de serviços em economias emergentes como o Brasil, traçando perspectivas para o mercado de seguros.

Segundo ele, com algumas variações circunstanciais, em uma análise ampla as economias sempre crescem. No entanto ele destacou que economias como a brasileira, mais centradas no comércio de produtos primários (minérios, alimentos e commodities em geral), crescem em ritmo menor do que economias de países industrializados.

“Num determinado momento do crescimento industrial de um país, à medida que a população adquire os bens industrializados que deseja, a demanda por produtos industriais diminui, ocorre um movimento de desindustrialização e crescimento da demanda por serviços. No Brasil esse movimento começou a acontecer antes mesmo do país consolidar seu processo de industrialização e atingir níveis de emprego e renda de países desenvolvidos. Então existe uma tendência no país de maior procura por serviços, dentre os quais o seguro, mas o poder aquisitivo médio do brasileiro ainda é um grande obstáculo que distancia enorme parcela da população da contratação de seguro”.

Mesmo com esses desafios socioeconômicos, o presidente do Sindseg PR/MS mostrou aos magistrados que a indústria do seguro vem crescendo acima do PIB no Brasil nos últimos 15 anos com arrecadação chegando a R$ 271 bilhões em 2020, o que representa 3,7% do PIB.

O forte potencial de crescimento do mercado segurador foi demostrado com dados de que apenas 10% das residências seguráveis estão seguradas, 30% dos automóveis e 25% da população tem plano de saúde.

Após abrir espaço para perguntas, o responsável pelo curso, desembargador Ney Wiedemann, cumprimentou o presidente do Sindseg PR/MS pela sua participação na ESM/AJURIS. “Muito obrigado pela aula, foi extremamente clara e didática com o reforço de material gráfico repleto de dados que ficarão disponíveis aos participantes do curso. Até uma próxima oportunidade”, finalizou.