O presidente do Sindseg PR/MS Altevir Prado foi o palestrante convidado pelo ISB Brasil para retomar a sequência de eventos presenciais do “Quinta com Benefícios”.

A palestra “Reflexões Contemporâneas, um olhar diferente para o mundo dos negócios” envolveu e emocionou o público que lotou o auditório da FAE Business School na última quinta-feira (31/03), em uma noite típica de outono chuvoso na capital paranaense.

Citando poetas, escritores e grandes pensadores, Altevir explicou a origem dos nomes dos meses do ano e abriu sua palestra com uma pergunta que norteou toda a sua exposição: o que é ser inteligente?

Altevir lembrou dos ensinamentos de Charles Darwin para quem “não é o mais forte e nem o mais inteligente que vence, e sim, o mais adaptável” e fez uma conexão destes ensinamentos com os tempos atuais de superação da pandemia. “Todos nós passamos por um período sombrio, de muita dor, nos adaptamos e agora estamos nos readaptando”.

Para destacar a necessidade de planejar as ações e ser protagonista da própria história, o palestrante lembrou da célebre frase do presidente dos Estados Unidos Abraham Lincon: “Se eu tivesse oito horas para cortar uma árvore, eu gastaria seis delas amolando o machado”.

Na sequência, enfatizou a necessidade de as pessoas acreditarem em si mesmas e empregarem o máximo dos esforços para deixarem a sua marca, evitando distrações que, segundo o palestrante, conduzem a uma vida rasa. “Mesmo tendo 1% de chance, empregar 100% dos esforços”, disse Altevir lembrando a história de outro presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

“Obama disse a avó quando era criança que seria presidente dos Estados Unidos. Mesmo com todas as adversidades e do preconceito que viria a enfrentar por sua origem e cor, a avó de Obama respondeu: ‘Yes, you can’.  Jargão que veio a se tornar mais tarde o lema de campanha que conduziu Obama à presidência dos Estados Unidos”.

Momentos de reflexão da plateia se alternaram com gargalhadas quando a filha do palestrante comentava alguns dos slides apresentados pelo pai. Para a presidente do ISB Brasil Joceli Pereira, foi uma noite inspiradora em alto estilo que marcou a volta dos encontros presenciais do “Quinta com Benefícios”. O evento teve o apoio do Sindseg PR/MS e da Bradesco Seguros.