Sindseg PR/MS - 96 Anos
Diretoria do Sindseg PR/MS inaugurou a foto de João Gilberto Possiede na Galeria dos Ex-Presidentes

Altevir do Prado relembrou as grandes transformações regionais e mundiais em 96 anos de sindicato. O ex-presidente João Possiede foi homenageado.

O Sindicato das Seguradoras do Paraná e Mato Grosso do Sul (Sindseg PR/MS) comemorou 96 anos de atividade na última sexta-feira (28/08) com uma cerimônia na sede, em Curitiba, transmitida ao vivo pelo canal da instituição no Youtube, com mais de 300 visualizações.

Estiveram presentes no evento o presidente Altevir do Prado, o vice-presidente Gustavo Henrich, o diretor financeiro Moacir de Souza e o diretor executivo Ramiro Dias, além de colaboradores e prestadores de serviço, todos com máscara e mantendo distanciamento.

O presidente fez um discurso histórico em que mostrou as grandes transformações sociais no Brasil e no mundo que ocorreram desde 1924, quando foi fundado o Comitê Mixto Paranaense e Santa Catarinense de Seguros, embrião do Sindseg PR/MS. O discurso e a cerimônia na íntegra estão disponíveis em: (https://www.youtube.com/watch?v=iwz6uDZUZp0&t=473s).

De acordo com o presidente, o desafio do sindicato patronal é unir as empresas e as pessoas em torno do objetivo comum de desenvolver o mercado, crescer e agregar valor aos afiliados. “Tradição e inovação são duas faces da mesma moeda. Continuaremos reverenciando o glorioso passado mas com um olhar inquieto para o futuro. Nosso tempo tem exigido profissionais atualizados e inseridos em uma realidade completamente digital. Nossa contemporaneidade não tolerará instituições representativas desatualizadas e não compromissadas com as causas de seus representados”, disse ele após um passeio histórico pelos fenômenos mundiais mais importantes de 1924 até a atualidade.

Altevir do Prado citou algumas inovações implementadas pela nova Diretoria de governança e novas ferramentas tecnológicas trazidas, como o próprio site, lançado durante a cerimônia. “Este é o Sindseg PR/MS, sindicato do Paraná e de Mato Grosso do Sul. Que olha para o seu passado com orgulho e reverência. Que atua no presente em busca da inserção digital. Que faz a sua parte em uma sociedade carente de justiça. Que olha para o futuro com olhar inquietante. Parabéns ao nosso sindicato pelos 96 anos de história”.

Ele finalizou seu discurso cumprimentando o ex-presidente João Possiede, que acompanhou a cerimônia ao vivo de sua casa. “O mercado de seguro regional não seria o mesmo sem o seu brilhante trabalho. Sentimo-nos honrado pelo senhor ter dirigido esta instituição por tanto tempo e de forma brilhosa. Obrigado por seus ensinamentos, obrigado pelo seu legado”, finalizou Prado.

Após o discurso do presidente, os diretores fizeram um brinde aos 96 anos, cortaram um bolo e descerram a foto de Possiede na galeria dos ex-presidentes. Possiede foi o presidente que permaneceu por mais tempo no cargo, de 1993 até 2019.

Homenagens

Já na parte final da cerimônia, o vice-presidente do Sinseg PR/MS, Gustavo Henrich, declinou algumas palavras em homenagem ao grande ícone do mercado segurador regional. Destacou que a convivência com Possiede representou para todos muito mais do que aprendizado sobre seguro.  “Não só eu, mas centenas, talvez milhares de profissionais que trabalham no mercado segurador Brasil afora tiveram esse privilégio de aprender com o senhor, trazer bons ensinamentos de vida, boas memórias desse convívio. O senhor foi uma pessoa que sempre colocou muito amor e muita paixão no que faz. Isso é notório pelas seguradoras pelas quais passou”, disse o vice-presidente.

O diretor financeiro, Moacir de Souza, lembrou que Possiede dirigiu a entidade por um quarto de sua existência. “A história do seguro no Paraná não pode ser contada sem a história do Possiede. As histórias se confundem. O senhor dirigiu essa entidade por 26 anos, um quarto da existência da instituição, doando o seu tempo. Trabalhar institucionalmente é isso, é doação. O senhor honrou muito o nome da instituição seguro no Paraná e no Brasil e é uma figura das mais respeitadas”, disse.

A cerimônia foi encerrada pelo diretor executivo, Ramiro Dias. Ele referendou as palavras dos oradores que o antecederam, agradeceu a Possiede por ter lhe convidado para trabalhar no sindicato desde sua estreia, em 1993, e disse que o Sindicato está sempre à disposição do mercado “para promover o desenvolvimento deste setor tão importante para a sociedade brasileira”.

Semana de comemorações

O Sindicato fez uma semana toda de programação em comemoração aos 96 anos. Na terça-feira (25) aconteceu uma palestra exclusiva para seguradoras afiliadas com o coach empresarial Maurício Tadeu, que falou para mais de 200 pessoas em videoconferência. Na quarta-feira houve o pré-lançamento do vídeo comemorativo aos 96 anos – “Sindseg Connect Edição Especial de Aniversário”. Na quinta-feira (27) o Sindseg PR/MS fez a doação de 96 cobertores para três instituições de caridade – Paróquia Nossa Senhora do Amparo, de Rio Branco do Sul; Asilo São Vicente de Paula, de Curitiba; e Associação de Proteção à maternidade e à Infância, de Almirante Tamandaré. A cerimônia oficial  de sexta-feira encerrou as festividades.

História

Foi em 1924 a primeira reunião de diretoria do “Comitê Mixto Paranaense e Santa Catarinense de Seguro”, embrião do Sindseg PR/MS, transformado quatro anos depois em Comitê Local Paranaense de Seguro. O primeiro presidente foi Carlos Quentel. A “Carta Sindical” foi concedida em 17 de dezembro de 1952, nascendo o Sindicato das Empresas de Seguros e de Capitalização no Estado do Paraná. Grandes personalidades do mercado e até um ex-governador (João Elísio Ferraz de Campos) compuseram suas Diretorias. Com a criação da CNseg, a partir de 2007 o sindicato passou a representar também o Mato Grosso do Sul. A sede em Campo Grande foi inaugurada em 2017.

Atuação

O Sindicato tem forte atuação junto às autoridades públicas, grandes parceiras com o Sincor e OAB e mantém apoio permanente ao trabalho da polícia no combate à criminalidade e na fiscalização do trânsito. Atualmente os dois estados representados pelo sindicato arrecadam R$ 9 bilhões em prêmios e respondem por 7,6% da produção nacional de seguro.