Revista Cobertura – Por 45 visualizações – 17/10/2022 as 08:29
A primeira etapa do “Conexão Futuro Seguro 2022”, que a Fenacor promoveu nesta quinta-feira (13 de outubro), superou as expectativas, agregando muito valor aos Corretores de Seguros de todas as regiões do país que se inscreveram e participaram efetivamente do evento.
Apresentado pelo 2º vice-presidente Financeiro da Fenacor, Érico Melo Nery, a etapa foi aberta pelo presidente da Federação, Armando Vergilio, que enfatizou a relevância do ciclo de evento para gerar conhecimento, atualização profissional, oportunidades de negócios, capacitação e atualização. “Nas cinco etapas, sendo quatro virtuais e a última, de encerramento, híbrida, vamos debater assuntos de alta relevância para o Corretor de Seguros. Preparamos cuidadosamente esse evento e o profissional que participar só tem a ganhar”, assinalou Vergilio.
Nesta etapa inicial o tema central do debate foi “A tecnologia como Infraestrutura para o Corretor na Comercialização de Seguros”, tendo como palestrante o consultor e professor da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Samy Hazan, um dos maiores especialistas no assunto.
Hazan incentivou os Corretores de Seguros a ficarem atentos ao novo comportamento do consumidor, especialmente pelo fato de a pandemia ter acelerado as mudanças e tendências. “Os clientes estão mais exigentes e conectados em vários canais. Todos querem soluções instantâneas e rápidas”, salientou.
Ele sugeriu ainda que os Corretores de Seguros adotem nova forma de pensar os negócios e avaliar, inclusive, a possibilidade de fazer parcerias com as Insurtechs e outras empresas de tecnologia.
O consultor lembrou também que o ecossistema do mercado de seguros mudou significativamente, englobando, agora, novos atores como as plataformas, APIs, o Open Insurance, a Inteligência Artificial, os Riscos Cibernéticos e os seguros paramétricos, entre outros. “O Corretor de Seguros precisa entender as novas demandas dos consumidores e se adaptar o quanto antes às mudanças tecnológicas. Hoje, antes mesmo de procurar um Corretor de Seguros, o consumidor faz pesquisas no Google. E é muito exigente. Quer ser atendido 24 horas por dia, não apenas no horário comercial”, observou.
Após a palestra, Hazan respondeu a diversas perguntas dos Corretores de Seguros sobre questões relacionadas ao uso da tecnologia no mercado de seguros.
Houve ainda um bate-papo, conduzido pelo vice-presidente de Tecnologia e Inovação da Fenacor, Leonardo Elias, entre o CEO da MAG Seguros, Helder Molina, e o Diretor executivo de Operações, Tecnologia e Sinistros da Tokio Marine Seguradora, Adilson Lavrador.
Ambos enfatizaram a importância do Corretor de Seguros para o mercado, independente da questão tecnológica. “O Corretor tem tudo nas mãos para transformar o mercado de seguros no Brasil. Nada o substitui, especialmente em modalidades como o seguro de vida. Ninguém acorda com vontade de comprar um seguro de vida. É preciso despertar essa necessidade, é necessário o fator humano. O que devemos fazer é dar ferramentas para ele ser o Corretor tecnológico que o setor precisa”, frisou Molina.
Lavrador complementou sugerindo que o Corretor de Seguros invista nas redes sociais e todos os canais de comunicação para ficar próximo do consumidor e aproveitar as ferramentas e soluções oferecidas pelas seguradoras. “Temos muitas ferramentas disponíveis para os Corretores”, pontuou o executivo.
A etapa teve também mensagens dos patrocinadores para os Corretores de Seguros. O diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, por exemplo, aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento do programa “Corretor Educação Segura”.
INSCRIÇÃO.
Nesta sexta-feira (14), a Fenacor abriu as inscrições para a segunda etapa, marcada para 27 de outubro, que vai discutir o tema “Produtos Financeiros que podem potencializar as vendas dos Corretores”.
A Federação lembra que mesmo os Corretores de Seguros que participaram da etapa inicial devem se inscrever novamente, diretamente no site do evento: https://www.conexaofuturoseguro.com.br/
Os inscritos concorrem, em cada etapa do ciclo, a um notebook e a uma viagem para o Rio de Janeiro, para assistir o evento híbrido, de encerramento, no dia 1º de dezembro, quando será sorteado um carro zero km entre os presentes e aqueles que estiverem assistindo por meio remoto. Para ter direito ao carro, o sorteado também terá que comprovar que participou de, pelo menos, uma das quatro etapas virtuais.
Também nessas etapas iniciais, somente ganharão o notebook ou a viagem ao Rio de Janeiro o Corretor de Seguros sorteado que estiver assistindo o evento no momento dos sorteios.