MAI. 08, 2018 – Nelson Bortolin – Reportagem Local
O incremento nas vendas de veículos novos foi de 38,5%; mais de 217 mil veículos foram emplacados no períodoO mercado de veículos novos se mostrou aquecido no mês de abril, com produção e venda em alta na comparação com o mesmo mês do ano passado. A conclusão vem de dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), divulgados nesta segunda-feira (7). No mês passado, 266,1 mil veículos – entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus – saíram das linhas de montagem, com aumento de 40,4% em relação a abril de 2017. O resultado levou para 965,9 mil o total produzido pela indústria de veículos no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, 20,7% a mais do que o volume registrado em igual período de 2017.No quarto mês do ano, as vendas de veículos novos também tiveram incremento, de 38,5%, quando comparadas com o mesmo mês do ano passado. Mais de 217 mil veículos foram emplacados no período, levando o total vendido nos quatro primeiros meses do ano para 762,9 mil unidades, uma alta de 21,3%.Na comparação com o mês imediatamente anterior (março), por outro lado, houve queda de 0,5% na produção de veículos, e alta de 4,8% nas vendas.Só nas fábricas de carros de passeio e utilitários leves, responsáveis pelo maior volume de produção, foram montadas 253,7 mil unidades no mês passado, o que representa um crescimento de 39,3% frente a abril de 2017. Nos mesmos segmentos, as vendas somaram 210,3 mil unidades, 37,7% acima de abril de 2017. Na comparação com março, a produção caiu 0,4%, e nas vendas, houve alta de 4,9%.A produção de caminhões, de 9,1 mil unidades no mês passado, avançou 54,2% no comparativo interanual, mas caiu 8,6 % ante março. As vendas também seguiram em alta no mercado de caminhões, onde houve aumento de 77,7% na comparação com abril de 2017 e avanço de 3,9% em relação a março. No total, 6,2 mil caminhões foram entregues no mês passado.PARANÁ
A Anfavea não divulgou números regionais, mas, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram vendidos 11.794 veículos no segmento de automóveis no Paraná em abril. O crescimento é de 43,67% na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, foram emplacados 41.242 automóveis – aumento de 19,39%.No segmento de comerciais leves, houve crescimento de 86,42% em abril, quando foram vendidas 2.966 unidades. No acumulado, são 9.487 – aumento de 26,19%. Já o mercado de caminhões teve um aumento ainda mais expressivo no Paraná. Foram 751 emplacamentos em abril, expansão de 131,79% na comparação com o mesmo mês de 2017. E no acumulado do ano, são 2.166 caminhões – crescimento de 67,65%CONSUMIDOR CONFIANTE
Segundo Vilson Bassetto, operador da Metronorte, loja GM em Londrina, o crescimento das vendas nos dois últimos meses está na casa de 40%. “O mercado melhorou muito em relação ao ano passado”, garante. De acordo com ele, o consumidor está mais confiante na situação do País. “Há um conjunto de razões. Os juros e a inflação estão mais baixos. O agronegócio vai muito bem, os preços das commodities subiram”, enumera.A reportagem não conseguiu entrevistar representantes da Fenabrave.(Com Agência Estado)