CNseg – 05 de Setembro de 2022 – Eventos

A CNseg realizou entre os dias 22 e 29 de agosto, três workshops que integraram o projeto Mapeamento da Jornada do Consumidor voltada aos Microsseguros, que teve o objetivo de conhecer as necessidades dos públicos-alvo desse segmento e os desafios para o desenvolvimento de produtos relacionados, tendo em conta as recentes alterações regulatórias sobre o produto.

O projeto, conduzido pela consultoria Archipelago, teve como última etapa os três workshops que reuniram representantes da CNseg e participantes indicados pelas Comissões de Seguros Inclusivos e de Inteligência de Mercado da Confederação Nacional das Seguradoras.

Os workshops contaram com dinâmicas onde os participantes, reunidos em grupos, deveriam idealizar produtos de microsseguro e apresentá-los aos públicos-alvo previamente escolhidos, entre consumidores pessoa física de baixa renda, microempreendedores individuais (MEI) e microempreendedores empresas (PJ). A dinâmica foi subsidiada com as informações coletadas nas duas primeiras fases do projeto, compostas por entrevistas com executivos do Setor e com grupos de consumidores.

Os microsseguros são produtos voltados ao atendimento das necessidades específicas da população de baixa renda, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, tendo valores proporcionais aos custos e riscos envolvidos. Em 2021, a Resolução CNSP nº 409, revisou o marco regulatório dos microsseguros, redefinindo os princípios e as características gerais para operação dessa modalidade de seguro. O objetivo da norma é promover a inclusão no sistema de seguros desse público que, em regra, não é alcançado pelos sistemas tradicionais de proteção securitária.