Os ataques cibernéticos são um dos principais riscos identificados pelo Relatório Global de Riscos

Notícias | 16 de dezembro de 2022 | Fonte: negocioseguroaig.com.br

Os ataques cibernéticos são um dos principais riscos identificados pelo Relatório Global de Riscos, divulgado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial com o objetivo de estudar a interconexão do nosso mundo e o impacto que ações podem ter em escala global.

Desde que passaram a constar nessa lista, em 2012, ano a ano, esses riscos vêm subindo mais para perto do topo da lista pela probabilidade de ocorrência e impacto que trazem. Em um mundo no qual, pela facilidade, cada vez mais vendas são feitas via e-commerce, toda atenção é pouca para quem resolve investir nesse canal de negócio. Basta um pequeno descuido e o prejuízo pode ser incalculável.

No Brasil, tivemos diversos exemplos famosos de ataques cibernéticos em 2022. Um deles aconteceu com a Record TV, que teve seu acervo de conteúdos sequestrados em um ataque de ransomware. Após a invasão ao sistema central da emissora, os hackers criptografaram todo o material, impossibilitando o acesso a ele.

O departamento de TI possuía back-up de todos os arquivos, mas o ataque permaneceu ativo e todos os dados supostamente vazaram na deep web, dando acesso a uma planilha contendo as despesas detalhadas do grupo de mídia, bem como documentos secretos relativos à receita publicitária e ao departamento jurídico da empresa.

De acordo com os funcionários, não se sabe ao certo como essa invasão foi possível.

E você? Está precavido de fraudes e ameaças cibernéticas na sua plataforma de e-commerce?

Tomou todas as medidas de segurança necessárias para proteger os dados de seus clientes contra acessos não autorizados e / ou divulgações?

Sua infraestrutura de TI é segura e confiável para sua operação?

Especialistas em riscos cibernéticos da AIG, uma das maiores seguradoras do mundo e referência no segmento, listam, abaixo, os principais riscos de segurança para negócios, baseada na experiência da companhia em ajudar clientes que já passaram por esse tipo de situação, e que as plataformas de e-commerce devem investir.

Principais Riscos de Segurança em seu negócio:

• Servidores externos com acesso remoto combinados com senhas fracas:

Isso oferece uma oportunidade para a introdução de malware (qualquer parte de software que tenha sido feita para causar danos a dados, dispositivos ou pessoas) e ransomware, uma espécie de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate -ransom – para restabelecer o acesso ao usuário.

O acesso remoto deve ser cuidadosamente controlado.

• Protocolos de login fracos:

O risco de phishing (o hacker se passa por uma pessoa confiável) é significativamente reduzido se a autenticação de dois fatores estiver ativada, requerendo uma segunda chave para acesso à conta.

No mínimo, isso deve ser adotado para diretores de negócios e parceiros e funcionários envolvidos nos pagamentos.

LGPD: a Lei Geral de Proteção de Dados

Além dos itens acima, a empresa de e-commerce deve se adaptar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sancionada no Brasil em 2018, a lei, que entrou em vigor em agosto de 2020, regula as atividades de tratamento de dados pessoais. Já em agosto de 2021, começaram a valer as multas por descumprimento da LGPD no país.

Uma imagem que ilustra LGPD

Por isso, é fundamental que diversas áreas da empresa estejam atentas para se adequar à legislação, evitando assim possíveis sanções. Elas englobam advertência, multa ou até mesmo a proibição total ou parcial de atividades relacionadas ao tratamento de dados. As multas podem variar de 2% do faturamento do ano anterior até a R$ 50 milhões por infração, passando por penalidades diárias.

Proteção feita, e se ocorrer a violação do sistema?

Embora a prevenção seja sempre melhor do que remediar, as organizações devem se preparar para o fato de que é praticamente impossível ter sistemas 100% seguros.

Organizações cyber-resilientes se preparam para isso. Além de implementar uma estratégia robusta de prevenção ao risco cibernético, é recomendável que as empresas de e-commerce invistam em um seguro que garanta indenização para toda a gama de exposições cibernéticas, incluindo interrupção de rede.

Soluções AIG

Seguro de Riscos Cibernéticos da AIG, solução pioneira no mercado brasileiro, cobre reclamações de terceiros por perdas sofridas como resultado de um cyber evento e também os prejuízos do próprio segurado, mediante casos específicos.

A cobertura* do segurado aplica-se aos custos diretos de uma empresa para responder a uma falha de violação de privacidade ou segurança, tais como os custos de notificação, os custos de relações públicas incorridas para atenuar os danos à reputação da empresa, investigações forenses, consultas jurídicas e monitoramento de crédito ou identidade para as pessoas ou empresas que tiveram seus dados violados.

Invista em um seguro de responsabilidade cibernética para a sua empresa e proteja o seu patrimônio digital e a reputação do seu negócio.

Veja que o investimento na solução certa para a proteção do seu negócio na rede pode ser bem menor do que arcar com o custo de reparação dos danos causados.

Fale com o seu corretor de seguros ou entre em contato com um especialista da AIG em www.aig.com.br.