Ninguém quer passar pelo transtorno de ter a mala extraviada durante uma viagem, mas é fato que essa situação desagradável é cada vez mais comum nos aeroportos mundo afora. Um relatório divulgado pela SITA (Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas) mostrou que o número de malas perdidas, atrasadas ou danificadas em voos internacionais chegou a 26 milhões em 2022.

Esse é o número mais recente destacado no estudo “2023 Baggage IT Insights é o pior resultado dos últimos dez anos, o que reforça a importância de contratar um seguro viagem para minimizar esse tipo de transtorno. “Muitos não sabem, mas o seguro-viagem oferece coberturas adicionais contra perda de bagagem e atraso na entrega”, explica Rafael Turra, Diretor da Vital Card.

O executivo reforça que ao contratar as coberturas, válidas para os planos nacionais e internacionais, o viajante tem direito a benefícios como auxílio na busca da bagagem, a garantia de ser indenizado pelo valor da mala extraviada e de receber o reembolso das despesas com a compra de roupas e itens de primeira necessidade, caso a entrega das malas atrase seis horas ou mais.

Vale lembrar que o passageiro deve registrar o atraso formalmente antes de sair da área de desembarque por meio do Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB), ou Property Irregularity Report (PIR), em inglês. A companhia aérea é obrigada a preencher o RIB com um código de 10 letras e números que é único para cada bagagem e essencial para fazer o rastreamento dos volumes que não foram entregues. O viajante deve conferir seus dados, assinar o relatório e guardar uma cópia.

O seguro da Vital Card considera atrasada a bagagem que leva seis horas ou mais para ser entregue. Nesse caso, a empresa indeniza o viajante com até 300 unidades monetárias, pagas em Reais, Dólares ou Euros, de acordo com o plano contratado, destinadas à compra de itens de roupas, itens de higiene pessoal e artigos de primeira necessidade.

Vale destacar que serão reembolsadas somente as compras realizadas após seis horas de atraso em voos de ida e que o segurado deve apresentar os comprovantes de pagamento e de atraso para receber de volta o valor gasto. Mesmo que a bagagem seja localizada após a compra, o segurado tem direito ao reembolso.

No caso de extravio permanente da bagagem, após comunicação da companhia aérea, o passageiro recebe uma indenização extra de mil unidades monetárias, pagas em Reais, Dólares ou Euros, de acordo com o plano contratado, que no caso da Vital Card é suplementar ao da companhia aérea, ou seja, independente do valor indenizado por eles, a empresa pagará sua cobertura sem nenhuma dedução.

A indenização paga pela companhia por extravio de bagagem varia de acordo com a legislação e com a política de cada empresa. Uma boa dica para acelerar o processo e garantir a indenização da linha aérea é registrar o estado da mala e seu conteúdo com fotos antes do embarque, além de guardar o bilhete e o comprovante de despacho. A Vital Card reforça que além proteger os passageiros de linhas aéreas regulares, o seguro viagem também cobre imprevistos com viajantes de trens, embarcações ou ônibus licenciados por autoridades competentes para o transporte de pessoas.

N.F.
Revista Apólice