A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) divulgou dados sobre furtos e roubos de veículos no estado. No total foram furtado ou roubados no Paraná 16.451 veículos em 2020 passando para 15.605 em 2021.

Em Curitiba os números diminuíram de 4.892 casos em 2020 para 3.816 em 2021. A redução na capital do estado foi de 20,48% no número de furtos e de 26% no número de roubos de um ano para o outro. No Paraná a redução no mesmo período foi menor, de apenas 3,49% nos casos de furto e de 9,58% nas situações de roubo.

Para o delegado titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba (DFRV) Dr. Eric Guedes essas reduções ainda são influenciadas pela menor circulação de veículos durante a pandemia, mas também refletem o bom trabalho da polícia.

“Os números são influenciados por um conjunto de fatores. O trabalho de todas as forças de segurança, mais tecnologia embarcada nos veículos consegue conter um pouco os furtos e a pandemia também ajudou pela redução da circulação de pessoas e veículos. Nesse ano de 2022 provavelmente não vai se verificar uma redução tão expressiva com o fim das medidas restritivas a circulação, mas o trabalho da polícia civil continua firme para reduzir ao máximo esse tipo de crime. É um trabalho sério com inteligência, várias operações policiais e prisões”, disse o delegado.

O Sindicato das Seguradoras do Paraná e de Mato Grosso do Sul (Sindseg PR/MS) é um parceiro antigo da DFRV. Já doou equipamentos para auxiliar o trabalho de investigação dos policiais e promoveu a reforma de salas destinadas ao atendimento ao público e à elaboração dos boletins de ocorrência.