O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) é um projeto implantado em Campo Largo que integra as forças de segurança do município no combate à criminalidade com apoio de um conjunto de câmeras espalhadas pela cidade formando a chamada “Muralha Virtual”.

Com Inteligência integrada, tecnologia e treinamento das equipes, o município tem conseguido reduzir a criminalidade vislumbrando até mesmo baixa no valor do seguro em consequência da queda da sinistralidade. Segundo dados apresentados pelo Secretário Municipal de Ordem Pública de Campo Largo, Samir Moussa, desde que o projeto foi implantado há cerca de um ano houve queda no número de furtos e roubos de veículos em mais de 80%.

O presidente do Sindicato das Seguradoras (Sindseg PR/MS) Altevir Prado esteve pessoalmente conhecendo o sistema, acompanhado do diretor executivo do sindicato, Ramiro Dias, e do presidente da Comissão de Seguros Patrimoniais, Luiz Borba.

“Fiquei impressionado com o sistema e com os resultados. É um projeto de vanguarda que serve de exemplo para outros municípios. Com o monitoramento por câmeras e a sincronia das equipes, Campo Largo consegue checar a placa de veículos que entram e saem da cidade e, em caso suspeita, a abordagem é imediata”, disse Prado.

Ainda segundo os dados do Ciosp, desde que o projeto foi implantado foram 47 veículos furtados ou roubados recuperados, 4 veículos clonados abordados e recuperados, 83 pessoas detidas, 3 prisões por estelionato, 2 sequestros relâmpagos com vítimas libertadas, uma explosão de caixa eletrônicos evitada e 5 quadrilhas de roubos a residências presas.