O presidente do Sindseg PR/MS Altevir Prado recebeu votos de congratulações da Câmara Municipal de Curitiba, na última quarta-feira (27/03), pelos seus serviços prestados ao Mercado Segurador na presidência do Sindicato.

A homenagem foi proposta pelo vereador Osias Moraes (PRTB) e também é assinada pelo presidente do legislativo municipal, vereador Marcelo Fachinello (Pode), que prestigiou a cerimônia de entrega da honraria.

A entrega foi feita durante um Simpósio promovido pela Frente Parlamentar dos Condomínios de Curitiba, em que o homenageado foi convidado para falar sobre a importância do mercado segurador e do seguro de condomínios.

Na cerimônia de abertura, Altevir agradeceu ao vereador Osias Moraes e ao corretor Heros Sandano, pelo convite, e por promoverem a cultura de seguros no Poder Público. “Eu queria destacar a importância desta frente parlamentar, de trazer a discussão dessa vivência de condomínio no Poder Legislativo. O condomínio é uma célula do mundo, eu diria também é o embrião da sociedade. As pessoas que sabem conviver em condomínio, sabem conviver bem em sociedade. Lá no condomínio a gente cuida do que é nosso mas também tem a obrigação de cuidar do que é dos outros, do bem coletivo. De certa forma é isso que o Poder Público faz”, disse o presidente do Sindseg PR/MS.

Altevir seguiu sua reflexão destacando que o síndico ou o administrador tem o objetivo zelar pelo condomínio e cuidar da segurança, mas ponderou que existem eventos que fogem do controle e podem causar danos severos. “Para isso existe o seguro de condomínios. Temos uma vasta possibilidade de contratação para repor aos condôminos ou administradores aquilo que por força maior venham a perder. Então eu recomendo aos síndicos sempre consultar um corretor para que juntos consigam identificar quais são os riscos, quais são as ameaças que o condomínio tem, e contratar as coberturas necessárias reduzindo prejuízos diante de situações que não conseguimos controlar”, afirmou.

Durante o Simpósio, foram citados vários exemplos da importância do seguro, como a situação em que um dos condôminos tem uma coleção da arte avaliada em R$ 10 milhões, sofre invasão e furto das obras e depois vai cobrar judicialmente o condomínio. “Nesse caso uma ação preventiva do síndico, conversando com os condôminos, levantando riscos, recomendando a contratação de um seguro específico poderia evitar posterior disputa judicial e grande prejuízo”, disse um dos palestrantes no evento, CEO do Grupo Hanagá Segurança Residencial, Chen Gilad.

Além dos presidente do Sindseg PR/MS, entre as pessoas que compuseram a mesa estavam, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello (Pode), o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná (Sincor PR), Wilson Pereira; o presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi), Ricardo Hirodi Toyofuku e o vice-presidente da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), André Zacarias Tallarek de Queiroz.

Logo em seguida a cerimônia de abertura, o vereador Osias Moraes fez a entrega do diploma com os Votos de Congratulações ao presidente do Sindseg PR/MS Altevir Prado pelos serviços prestado ao Mercado Segurador na presidência da instituição. O diretor executivo do Sindicato, Ramiro Dias, prestigiou o evento.

Simpósio

O debate foi dividido em dois painéis: o primeiro tratou das ações de segurança e tecnologia que estão sendo utilizadas com êxitos nas gestões da segurança pública e privada do setor condominial; e o segundo abordou soluções eficazes para as manutenções prediais preventivas e as proteções patrimoniais das edificações dos condomínios.

Palestrante do primeiro painel, o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos definiu o condomínio como uma espécie de síntese do mundo, no qual os moradores estão isolados do mundo exterior por um muro ou uma cerca e este local determina uma série de determinantes comportamentais. Ele elencou uma sequência de problemáticas dos condomínios, ressaltando que a violência doméstica é a de maior incidência, além da perturbação de sossego. 

“Viver em comunidade é uma eterna negociação do limite da minha liberdade com o limite da liberdade do meu vizinho”, afirmou o gestor da Defesa Social. Ao finalizar, ele relembrou que o Poder Executivo presta atendimento e consultoria através da Patrulha Maria da Penha, assim como ações de prevenção e repressão pela atuação da Guarda Municipal, além dos serviços da Defesa Civil em casos de catástrofes ambientais.

No segundo painel, o CEO do Grupo Hanagá Segurança Residencial, Chen Gilad, também compartilhou experiências da iniciativa privada. Ele falou sobre a migração da violência. “Por que chegamos nesse ponto?”, questionou. Depois, explicou que na década de 1980 os crimes eram contra carro forte; nos anos 1990 eram mais comum sequestros; e a partir dos anos 2000 ganhou força a modalidade de arrastão de condomínios.

“Eu vejo que essa integração entre público e o privado pode trazer a segurança de condomínios para um novo patamar. Quando se trata de segurança privada, a gente falava de prevenção e segurança privada, repressão. Podemos dar um salto enorme principalmente quando se fala em tecnologia”, observou.

Sindseg PR/MS no Simpósio

Em sua participação no Simpósio, Altevir deu uma dimensão em números do tamanho do mercado segurador, sua representatividade na economia nacional, possibilidade de expansão comparando com outras economias desenvolvidas e destacou as variações nos volumes arrecadados e pagos pelo mercado. Mostrou que em 2022, por exemplo, as indenizações superaram as receitas.

“Justamente porque é um mercado regulado com regras claras de solvência para as companhias, nesses momentos de crises e sobressaltos na economia, o volume de reservas é capaz de fazer frente ao crescimento das indenizações e não se tem notícia de seguradora quebrando e deixando o cliente na mão”, disse ele destacando que logicamente esses grandes aumentos nas indenizações vão repercutir no reajuste do preço do seguro.

Altevir destacou que os seguros de condomínio cresceram 40% no Paraná em 2023, foi o segundo que mais cresceu no estado no ano passado ficando atrás apenas dos seguros de grandes riscos (65%).