Reservas

Sonho Seguro – 23 de Junho de 2020

O Sonho Seguro anota que, apesar da pandemia de covid-19 e dos seus impactos na economia, as provisões técnicas da Capitalização, que correspondem aos recursos de clientes com títulos de capitalização ativos, somaram R$ 30,7 bilhões, um avanço de 2,6% em comparação ao primeiro quadrimestre do ano passado, informa a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap).

Os resgates atingiram R$ 6,2 bilhões, o que representa um crescimento de 6,6% e mostra que parte dos consumidores está recorrendo às suas reservas para atravessar o momento de incerteza financeira. O faturamento das empresas recuou 3,4%, fechando o período com R$ 7,2 bilhões. Entre janeiro e abril, o setor distribuiu R$ 352 milhões em sorteios a clientes com títulos premiados, montante que equivale ao pagamento de R$ 4,2 milhões em premiações por dia útil no período.

“Mesmo com a queda no faturamento, o mercado de Capitalização continua demonstrando resiliência em meio à crise, o que se evidencia pelo crescimento das provisões técnicas. Como era esperado, registramos um movimento de resgates superior ao registrado ano passado, demonstrando que as famílias estão utilizando suas reservas, ou parte delas, para atravessar esse momento tão delicado, o que reforça o papel social do título de capitalização”, analisa o presidente da FenaCap, Marcelo Farinha.

Os sorteios substitutos à extração da Loteria Federal estão sendo feitos pela FenaCap desde o dia 26 de março, quando a modalidade foi suspensa pela Caixa Econômica Federal, em razão da pandemia da Covid-19. Nesse momento tão difícil para os brasileiros, a medida foi adotada para assegurar a continuidade de distribuição de prêmios a portadores de títulos de capitalização.

Os resultados dos sorteios podem ser acompanhados no Facebook (www.facebook.com/fenacapoficial) e pelo canal da Federação no YouTube (FenaCap Brasil ).

A apuração dos títulos de capitalização contemplados nos sorteios substitutos continua a cargo das empresas fornecedoras dos títulos, assim como sempre ocorreu com os sorteios da Loteria Federal, uma vez que os critérios de premiação variam produto a produto, de acordo com as características de cada um, descritas nas Condições Gerais. Para verificar se um título foi ou não premiado é necessário buscar os sites e canais de comunicação oficiais das empresas fornecedoras.