JRS – Kayak 3 dias atrás
Roma, Itália / Foto: Angelo Casto / Unsplash Images / Divulgação
Novos dados do Kayak apontam um aumento significativo na procura por voos internacionais saindo do Brasil, em uma comparação de março com janeiro de 2022. Dois dos destinos favoritos dos brasileiros e entre os mais buscados, EUA e Itália ainda apresentam restrições leves e permitem apenas visitantes que estão totalmente vacinados e/ou apresentem um resultado negativo para Covid-19.
O Mapa de Restrições do Kayak é uma ferramenta que foi criada pelo buscador de viagens durante a pandemia. De maneira intuitiva e prática, ele mostra em um mapa como estão os protocolos de entrada nos países para os brasileiros, com atualizações frequentes. Atualmente, 186 países estão abertos totalmente ou com restrições leves aos brasileiros, como Estados Unidos, Argentina, México, Reino Unido, Portugal e Austrália. Apenas 40 países seguem fechados para diversas nacionalidades, não apenas para brasileiros, como Nova Zelândia e China.
A busca por viagens para a Europa, com restrições facilmente contornáveis para vacinados, chegou a crescer 1326% para Roma e 1070% para Milão, enquanto os Estados Unidos apresentaram um crescimento de 738% nas buscas para Orlando, 662% para Miami, 614% para Los Angeles e 589% para Nova York. O aumento das passagens aéreas variou de 18% a 21% para a Itália e de 9% a 28% para os EUA, no comparativo entre março e janeiro de 2022.
Outro destino queridinho dos brasileiros, a Argentina aparece no ranking de mais buscados com Bariloche, que teve aumento de buscas de 760%, mas foi o único destino que mostrou queda de preço médio das passagens de ida e volta na comparação, com -3%, e Buenos Aires, que teve aumento de buscas por passagens aéreas de 703% e de preço médio de 10%.
Já Lisboa, o destino mais buscado na comparação, teve aumento de 583% no volume de buscas e 21% no preço médio, enquanto a vizinha Porto foi a oitava mais buscada, com 641% de aumento no volume de buscas e 30% no preço médio. Veja a lista completa mais abaixo.
Para Gustavo Vedovato, Country Manager do Kayak no Brasil, é imprescindível ficar atento aos protocolos de entrada no destino escolhido. “O status de viagem de cada país pode mudar repentinamente. Ainda é preciso ficar alerta para evitar surpresas na hora do embarque e desembarque, e o Mapa de Restrições do Kayak foi criado durante a pandemia para auxiliar os viajantes em mais este quesito da organização da viagem”, aconselha o executivo.
O Kayak oferece gratuitamente, entre outras, o Mapa de Restrições e o Alerta de Preços, que não deixa ninguém perder uma boa oferta. Basta pesquisar o itinerário de preferência na aba Voos. Quando a página de resultados abrir, no canto superior esquerdo é possível habilitar a opção “Acompanhar Preços”, informando um e-mail, que passará a receber avisos automáticos de variações de preços. O Alerta de Preços, além de informar a variação do valor das passagens, faz uma recomendação caso seja a hora certa de comprá-las ou se esperar por preços menores é a melhor alternativa. Tudo para facilitar a viagem dos sonhos, com atualizações diárias para que os viajantes possam chegar aos seus destinos com tranquilidade, sem imprevistos e com preços que cabem no bolso de cada um.
*Metodologia: A pesquisa foi feita na base de dados do Kayak buscando por voos de ida e volta saindo de todos os aeroportos do Brasil com destino a todos os aeroportos fora do Brasil. Foram consideradas buscas feitas entre 01 de março 2022 e 15 de março de 2022, comparadas com o mesmo período em janeiro, para viagens realizadas entre 01 de março de 2022 até 31 de dezembro de 2022.