O Sindseg PR/MS realizou a última reunião de diretoria do ano de 2024 nesta segunda-feira (09/12). Na primeira parte do encontro foi apresentada à diretoria a proposta de um estatuto para regrar a Medalha Centenária Rosácea Paranista, e na sequência, foi aprovado o demonstrativo de despesas 2024 e a previsão orçamentária 2025.
De acordo com o presidente do sindicato Altevir Prado “a proposta de um estatuto é para que a comenda, por um lado não caia no esquecimento, e por outro, que não seja banalizada com a entrega excessiva de homenagens sem a observância de critérios mínimos”.
Esta comenda foi criada pela atual gestão por ocasião das festividades do centenário para homenagear personalidades que se destacaram na promoção da cultura de seguros. Foram entregues 16 medalhas. O estatuto prevê que cada gestão (três anos) tenha autonomia para homenagear no máximo três pessoas.
O balanço das contas do Sindseg PR/MS mostrou que instituição neste ano de seu centenário teve despesas maiores do que suas receitas. Mas conforme explicou o diretor executivo do sindicato, Ramiro Dias, o déficit já estava previsto e será coberto com pequena parte das reservas que a instituição constituiu em décadas de gestão austera e responsável.
Para 2025 houve uma pequena correção da contribuição associativa, mas a expectativa de repasse da Confederação é menor, portanto seguindo as diretrizes da CNseg, a próxima gestão vai herdar um sindicato equilibrado mas terá que promover ajustes, incluindo provável fechamento da sede em Campo Grande/MS. Segundo informações da Confederação, atualmente o Sindseg PR/MS é o único sindicato com duas sedes.
Reunião Conjunta das Comissões
De forma inédita, o Sindseg PR/MS promoveu uma reunião conjunta das três Comissões (Patrimoniais, Especiais e Benefícios) com os delegados do sindicato no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Todos tiveram a oportunidade de se manifestar e o balanço dos trabalhos foi parecido.
“Um ano muito produtivo, com aprofundamento em temas relevantes, debates técnicos de altíssimo nível que identificaram desafios nas mais diversas modalidades de seguro, com troca intensa de experiências entre as companhias e o encaminhamento de sugestões de melhorias para as instâncias responsáveis”.