Eventuais desentendimentos entre seguradora, segurado e corretor devem ser comunicados à gerencia da unidade responsável e, caso não sejam dirimidos, podem ser escalonados até os níveis de diretoria em busca de uma solução.

Este é o entendimento consensual do Sindseg PR/MS extraído da última reunião de diretoria ocorrida na segunda-feira (10) e também da reunião dos delegados da entidade, que aconteceu na terça-feira (11).

Esse assunto foi tratado nas duas reuniões a partir de alguns incidentes ocorridos em grupos de whatsapp. Uma seguradora associada ao sindicato foi criticada de forma excessiva e desarrazoada em virtude de um problema pontual que poderia ter sido resolvido caso o gerente da unidade tivesse sido comunicado.

A diretoria e os delegados do Sindseg PR/MS também reafirmaram repúdio a comportamentos hostis extremados que possam ter incentivado manifestações públicas desabonadoras contra seguradoras, sem prejuízo das implicações administrativas, civis e criminais que tais agressões possam gerar de parte da ofendida.

O Sindseg PR/MS orienta que no momento da comercialização do seguro seja feita uma análise criteriosa das coberturas previstas na apólice, verificando se atendem às demandas do consumidor. Tanto as coberturas como as cláusulas de exclusão precisam ser informadas com clareza para que, na ocorrência do sinistro, não aconteça frustração de expectativa.

Parceria

Ainda na reunião de Diretoria foi aprovado a continuidade da parceria do Sindseg PR/MS com o Observatório Nacional de Segurança Viária, que produz materiais educativos sobre segurança no trânsito. Os materiais ficam disponíveis no site do Sindseg PR/MS.

Reunião de delegados

Os delegados do Sindseg PR/MS nas diversas regiões do Paraná e do Mato Grosso do Sul solicitaram um diálogo junto a Susep para entender o funcionamento das associações de proteção veicular que foram “regularizadas”, autorizadas pela autarquia para comercializar seguro. A preocupação dos delegados é que essas novas seguradoras acabem servindo apenas de fachada para a continuidade da venda irregular de proteção veicular, mantendo concorrência desleal com o mercado regulado de seguros.

Seguro para além do seguro

O diretor do Sindseg Ramiro Dias fez um balanço dos encontros do Sindseg PR/MS com entidades de classe, destacando a última reunião em Cascavel na Acic. Ele solicitou apoio ao delegado em Londrina, Antonio Ocimar Volante, para que faça um contato com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) a fim de agendar uma palestra sobre seguro em setembro na associação.