Assessoria de Imprensa do Sindseg PR/MS – jornalista André Marassi – 15.05.2025
Ganhou destaque na imprensa nesta semana um assalto a um condomínio de casas de alto padrão em Curitiba, no bairro Santo Inácio, registrado pelas câmeras de segurança.
Os bandidos fizeram um buraco no muro e invadiram uma casa, mas como o morador percebeu a invasão e se trancou em um dos cômodos, eles acabaram fugindo levando o veículo da família, um Jaguar.
Não foi divulgado se o condomínio e o automóvel tinham seguro, mas o Sindicato das Seguradoras do Paraná e de Mato Grosso do Sul (Sindseg PR/MS) destaca que o episódio evidencia a importância da proteção securitária não só para o condomínio, mas também para as residências e automóveis.
De acordo com o sindicato, o seguro para condomínio é obrigatório no Brasil e cobre as áreas comuns contra incêndio, danos elétricos ou ainda roubos de itens pertencentes ao condomínio que estejam nas áreas comuns, o que não seria o caso do automóvel, um bem particular que estava na garagem da casa de um dos condôminos. Dependendo do que estiver estipulado na apólice, se existirem garantias adicionais, eventualmente o muro do condomínio danificado poderá estar coberto.
Existe a possibilidade de se contratar o seguro de responsabilidade civil garagista para condomínios, que pode proteger os veículos dos condôminos em caso de roubo, furto, incêndio ou colisão.
Neste assalto os bandidos entraram na casa mas, como mostram as imagens, acabaram não gerando prejuízos no imóvel. Caso contrário, o seguro residencial poderia ser acionado, porque além de danos decorrentes de incêndio, danos elétricos, normalmente também há cobertura para roubos de móveis, eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos.
Por precaução, o Sindseg PR/MS orienta os síndicos que procurem sempre adicionar a cobertura por responsabilidade civil, caso o condomínio venha a ser responsabilizado judicialmente por algum prejuízo, ou algum morador, em situações como essa, se sinta prejudicado e queira apurar eventual omissão do síndico na contratação de alguma garantia específica.
Segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), nos dois primeiros meses de 2025, o volume de recursos para contratação de seguro condominial cresceu 38,1% no Paraná, o residencial aumentou 11,1% e o de automóvel 3,7%.
Atualizações do caso
A tentativa de assalto aconteceu por volta das 6h da manhã da última terça-feira (13). Segundo a investigação, os criminosos teriam passado a madrugada escondidos no terreno da residência, após abrirem um buraco no muro do condomínio durante a noite.
O Jaguar foi localizado pela Polícia Militar do Paraná (PMPR) horas após a tentativa de assalto, estacionado na garagem de uma casa simples no município de Campo Magro, na Região Metropolitana.

