CQCS – 12/01/2022 10:17 – Izabela Cavalcanti

Campo Grande teve queda de 10,2% nos roubos, segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O percentual representa 2.945 casos em 2021, contra 3.278 roubos contabilizados em 2020.

Já em relação aos latrocínios, roubos seguidos por morte, o número saiu de 7 em 2020 para 3 em 2021, ou seja, queda de 57,1%.

Os roubos em via urbana também tiveram retração de 10,7%, comércios teve queda de 20% e os furtos de veículos 5%.

Na visão do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, essas reduções são resultados dos investimentos do Governo do Estado em viaturas e equipamentos, como em capacitação dos policiais.

“De forma inédita e estratégica, nos últimos sete anos o governador Reinaldo Azambuja investiu mais de R$ 649,7 milhões na segurança pública, permitindo que capacitássemos os nossos policiais e equipássemos com novas viaturas, novos armamentos, mobiliários, fardamento e equipamentos de ponta às policiais, os bombeiros, o sistema penitenciário e socioeducativo, garantindo assim melhoria na qualidade dos serviços prestados à sociedade e, consequentemente, a redução dos índices criminais”, frisa Videira.

O titular da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derf), delegado Giuliano Biacio, explica que a repressão realizada pela Polícia Civil também contribui para a redução dos índices.

“Nós fazemos um levantamento preliminar de informações e cruzamento de dados, até chegar a autoria e, se possível, recuperação dos bens subtraídos, em paralelo realizamos operações rotineiras para o combate a vários crimes contra o patrimônio, que vão de furtos de fios e roubos de celulares em via pública, por exemplo, até operações de cumprimento de mandados de prisão, visando tirar de circulação criminosos que praticam esses crimes”, detalha.

MATO GROSSO DO SUL

No interior de Mato Grosso do Sul, houve queda de 11,8% nos roubos em geral. Nos roubos seguidos de morte, a queda foi de 20%, com 8 casos no ano passado contra 10 roubos seguidos de morte em 2020.

Os roubos em vias urbanas tiveram redução de 16,9%, os roubos a comércios (-8,6%) e os roubos a residências (-10,1%).

FRONTEIRA

Na faixa da fronteira, no geral, a queda foi de 13,3%. Nos roubos seguidos de morte, a queda foi de 28,6%; nos roubos em vias urbanas de 17,6%; nos roubos a comércios de 17,9% e roubos a residências a queda foi de 19,4%.