13/07/2017 / Fonte: CQCS | Sueli Santos

O programa “Palavra de Presidente”, transmitido pela TV CQCS, foi conversar com o presidente da Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS), Osmar Bertacini. Ele já esteve à frente da entidade anteriormente e diz que agora pretende valorizar ainda mais o técnico.
Bertacini explicou que a entidade tem como finalidade fazer normas técnicas e orientar o mercado junto à Susep e também junto às entidades para revisar as normas vigentes. “A APTS tem grupos técnicos que analisa as normas para recomendar mudanças quando necessário. O mercado de seguros é dinâmico e há normas em vigor há muito tempo e que precisam ser atualizadas”, diz ele.
O presidente da APTS diz ainda que os técnicos de seguros são profissionais que não aparecem no dia a dia. Eles dão suporte na criação de novos produtos e também na precificação de riscos e até na quitação dos sinistros. “Eles estão na retaguarda das seguradoras. Queremos fazer um trabalho de revitalizar esse profissional que fica escondido. A solvência da seguradora está ligada ao trabalho do técnico”, diz Bertacini.

Ele lembra ainda que o mercado de seguros brasileiro e incipiente em termos do que há pra crescer. Ele acredita que com a melhora da economia, o crescimento voltará à casa dos dois dígitos. “Não podemos admitir apenas um dígito e isso depende de quem? Dos técnicos que ajudam a criar novos produtos e dos corretores que fazem a ligação entre consumidores e seguradoras. Tenho certeza que quando a economia retomar vamos voltar a crescer 18%, 20%”, finalizou.