MS recebeu mais de 85 mil doses da Coronavac, número que cobre a parcela em atraso.
Correio do Estado – 20/05/2021 08:15 – Mariana Moreira

Mato Grosso do Sul deve regularizar a imunização em atraso da segunda dose de Coronavac até sábado, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. A celeridade na aplicação das doses do Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac Biotec foi possível após o recebimento de 85.200 vacinas na segunda-feira.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 74 mil pessoas ainda aguardam pela segunda etapa de imunização. Como estímulo à agilidade na aplicação das vacinas, a Pasta encaminhou apenas 70% das doses a cada município, de acordo com seu público-alvo.

Segundo Resende, os 30% de doses de Coronavac em estoque serão entregues amanhã aos municípios que já usaram seus 70% de vacinas.  “Devemos vacinar todo mundo na própria sexta-feira e no mais tardar, no sábado”, afirmou.

Itaporã e Pedro Gomes foram as primeiras cidades a alcançarem as primeiras cidades a alcançarem 70% de vacinação referente à segunda dose de Coronavac. A SES orienta que os 79 municípios do Estado realizem uma força-tarefa para colocar em dia a imunização da vacina sino-brasileira.

Com aplicação das doses até as 23h, a Capital bateu recorde de vacinação na terça-feira, com 17 mil pessoas imunizadas com a dose de reforço da Coronavac.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), informou que para a regularização da vacinação é necessário aguardar o recebimento de novos carregamentos de imunobiológicos, sendo assim, “não há estimativa para que todas as pessoas que esperam pela segunda dose recebam a vacina”.

O município recebeu nesta semana 27.390 doses do imunizante do Instituto Butantan. Para Resende, a celeridade na campanha de vacinação contra o coronavírus em Campo Grande ocorre por causa da estrutura invejável dos drive-thrus, além de parcerias com o setor privado e universidades.

“A Capital é responsável por grande parte da boa performance que o Estado possui. Pedimos agora, para que os outros municípios tenham mais empenho na aplicação das doses”, reiterou o secretário.

Até as 18h de ontem, 10,6 mil doses haviam sido aplicadas em Campo Grande. Por volta de 28% dos campo-grandenses já receberam, pelo menos, uma dose de vacina contra a Covid-19.

spinner-noticia
Coronavac é aplicada em drive-thrus, Guanandizão e postos – ÁLVARO REZENDE

CORUMBÁ

Ao Correio do Estado, o secretário municipal de Saúde de Corumbá, Rogério Leite, afirmou que a vacinação com a segunda dose (D2) de Coronavac está avançando de forma positiva.

“Já recebemos todas as doses e estamos por ora, determinando as logísticas para aplicar as vacinas em atraso na população ribeirinha. Com isso, entraremos na normalidade das ações de imunização contra a Covid-19”, relatou.

De acordo com a SES, a Cidade Branca recebeu 4.670 doses. Dessas, 866 serão destinadas à população ribeirinha do baixo e alto Pantanal. “A população do baixo Pantanal será imunizada agora com 462 doses destinadas a partir da quinta-feira”, informou Leite.

DOURADOS

A coordenadora municipal da Central de Imunização de Dourados, Maura Barroso, explicou que com a chegada das 3.740 doses da Coronavac referente aos 70% repassados pela SES, o município avançou na aplicação de D2 em atraso para pessoas vacinadas até 10 de abril. Conforme Maura, não há data definida para imunizar todo o público-alvo.

“Para regularizarmos a imunização, dependemos do Ministério da Saúde e do governo do Estado, com o encaminhamento de novas doses”, ponderou Barroso. A SES deve encaminhar na sexta-feira os 30% restantes dos imunobiológicos. Serão mais 1.600 vacinas do Butantan para Dourados.

O titular da SES, Geraldo Resende, adiantou, ainda, que Dourados poderá ter um novo polo de vacinação.

“Eu pedi para a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul [Fiems] expandir o que eles fizeram em Campo Grande [no Albano Franco] para Dourados, e o presidente Sérgio [Longen] prontamente nos atendeu e entrou em contato com o prefeito Alan Guedes”, disse.

TRÊS LAGOAS

Em Três Lagoas, a campanha de vacinação com a segunda dose de Coronavac deve ser concluída neste fim de semana, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Elaine Furio. “Pretendemos imunizar todos até sábado. Estamos ligando para os pacientes, e se for necessário vamos aplicar as doses no sábado para finalizar essa etapa”, reiterou.

Até sexta-feira, o município deve receber do governo estadual 2.790 doses de Coronavac referentes ao 23º lote. Até as 18h de ontem, 33,5 mil vacinas já haviam sido aplicadas em Três Lagoas.

Dessas, 22,1 mil são referentes à primeira dose e 10,3 mil da segunda etapa de vacinação. Por volta de 18,62% da população já recebeu pelo menos uma vacina contra o coronavírus.

COBERTURA VACINAL

Para o secretário estadual de Saúde, Mato Grosso do Sul tem todas as condições de estar entre os primeiros colocados na imunização contra a Covid-19.

O titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirmou ao Correio do Estado, que até o fim de semana, MS deve atingir 11% da população imunizada com a segunda dose.

Para a pandemia ser controlada é necessário que o Estado tenha uma cobertura vacinal superior a 70% com as duas doses.

“Acredito que nos próximos três dias teremos 28% da população [geral] do Estado vacinada com a D1 [primeira dose]. Temos doses suficientes da Pfizer e da Astrazeneca para os próximos dias, e acredito que não vai demorar para recebermos novos lotes de vacinas”, ressaltou.

Até ontem, 24,08% dos sul-mato-grossenses já haviam recebido pelo menos uma dose dos três imunobiológicos aplicados em MS. Por volta de 10,79% dos moradores já receberam as duas doses contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde já encaminhou para o Estado 1.199.010 doses contra o coronavírus. Desde o início da pandemia, em março de 2020, mais de 269,5 mil casos foram confirmados em MS e 6,3 mil morreram em decorrência da doença.