Revista Cobertura – Por 58 visualizações 11/08/2023 as 12:51
Os últimos anos foram promissores para o seguro Residência no país. De acordo com um levantamento feito pela FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), entre os anos de 2017 e 2021, o índice de inserção deste tipo de proteção nos lares brasileiros cresceu 25%, alcançando 2,8 milhões de residências. Por outro lado, sua presença ainda é baixa: também segundo a FenSeg, esse percentual era de apenas 17% em 2021, demonstrando que há espaço para o corretor comercializar o produto. Com o intuito de aprimorar a experiência dos parceiros de negócios nessa oferta e incentivar a sua comercialização, a Allianz Seguros implementou algumas modificações no cotador, que agora concede mais liberdade com relação ao tipo de aceitação e à usabilidade da ferramenta.
Com as modificações, a companhia passa a oferecer dois novos enquadramentos para a contratação do seguro Residência. O primeiro deles é a moradia mista, destinada às casas que também abrigam pequenos negócios. Quando selecionada, esta opção oferece uma lista com mais de vinte atividades empresariais aceitas como, por exemplo, profissionais que trabalhem com tecnologia e internet, advogados, cozinheiros, tatuadores, costureiras,para que o cliente declare qual delas possui junto a sua residência. Assim, ele consegue contratar, tanto para o lar quanto para os seus negócios, proteções em caso de incêndio, danos elétricos, danos por água, entre outros, além de ter a garantia contra roubo de bens e mais de 70 serviços disponíveis na cobertura de assistência 24 horas. Já o segundo é voltado para o tipo de casas localizadas em condomínio fechado, permitindo que a cotação seja feita de uma maneira ainda mais competitiva.
As novidades também trazem mais qualidade na precificação ao permitir que o corretor sinalize se a cotação é voltada para um seguro novo ou para renovações internas e externas. Ainda com o objetivo de facilitar o trabalho dos parceiros de negócios, foram feitos ajustes nas etapas de preenchimento. A ferramenta permite que as cotações sejam salvas automaticamente, além de trazer uma nova tela de resumo, mais fluída e intuitiva, para facilitar a visualização do corretor para o fechamento do seguro; e o agrupamento das informações do cliente e da residência, contribuindo para agilizar o preenchimento e a conferência dos dados.
“Depois de um estudo feito para avaliar não só a experiência do corretor com a ferramenta, mas também a necessidade de apresentar mais informações importantes, optamos por fazer uma reformulação tanto de navegação pela ferramenta quanto de ampliar o leque de aceitação do produto”, explica David Beatham, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz Seguros. “As modificações nos permitiram chegar a esse resultado que, certamente, facilitará a operação para o corretor e para o consumidor final, além de trazer mais competitividade nos valores dos prêmios”, complementa.