Notícias | 2 de junho de 2023 | Fonte: Insurtalks

O setor de seguros é visto como lento para mudar, principalmente quando se trata de adotar novas tecnologias, mas as empresas em todo o ecossistema de seguros têm deslegitimado diligentemente a caracterização.

Durante a pandemia, o setor mostrou capacidade de pisar fundo no acelerador quando se trata de adoção digital e esse ritmo acelerado de implementação de tecnologia não diminuiu. De acordo com uma pesquisa da Sprout.ai com profissionais de seguros dos EUA e do Reino Unido , 59% das seguradoras com mais de 100 funcionários já estão usando tecnologias generativas de IA, como o ChatGPT. Além disso, 27% das seguradoras do Reino Unido estão usando IA generativa em seus processos, enquanto 40% das seguradoras dos EUA estão fazendo o mesmo, informou o Sprout.ai.

A pesquisa consultou 126 profissionais de seguros dos EUA e do Reino Unido em empresas com mais de 100 funcionários durante abril de 2023.

Quando se trata de casos de uso, marketing e reivindicações são as duas áreas com as maiores oportunidades para alavancar a IA, informou o Sprout.ai, observando que mais da metade dos entrevistados destacam essas duas áreas. As funções de administração e subscrição também foram áreas-chave que poderiam se beneficiar da IA ​​generativa.

Quando se trata de gerenciamento de sinistros, uma das tarefas mais importantes é identificar e priorizar quais sinistros em uma cobrança precisam de mais atenção, disse Michael Combs, presidente e CEO da CorVel Corp., observando que a IA generativa realiza essa tarefa excepcionalmente bem.

Os avaliadores são mais como joalheiros do que como mineradores, disse Combs, explicando que há pouco valor em ter os avaliadores examinando grandes volumes de dados.

“O valor é, uma vez que eles tenham as informações específicas para poder agir sobre isso”, disse ele. “Eles estão tentando encontrar as informações mais relevantes e importantes para essas reivindicações e determinar quais reivindicações precisam de ação primeiro”.

Combs dá como exemplo as análises de farmácias, pois a IA tem a capacidade de percorrer grandes volumes de dados e extrair os pontos mais importantes.

“Nosso objetivo é aprimorar as habilidades do ajustador, não substituir o ajustador”, disse Combs ao PropertyCasualty360.com. “A empatia e a compaixão de um ajustador, aquela conexão humana, você não vai conseguir isso com a IA generativa.”

Ele disse que, com o tempo, a IA generativa evoluirá para uma função de assistente virtual para reguladores.

Treinamento em IA

Como acontece com qualquer tecnologia emergente, a implantação da IA ​​terá seus desafios. O treinamento da equipe em IA generativa é a maior preocupação, com 47% dos entrevistados preocupados em atualizar a equipe.

Quando se trata da curva de aprendizado da IA, Combs disse que “será baseada na elegância com que a tecnologia é implementada”.

“Você deseja limitar a quantidade de conhecimento de que precisa para ter sucesso no sistema. Deve ser intuitivo e fácil para as pessoas se familiarizarem”, explicou. “As pessoas têm expectativas mais altas dos sistemas do que nunca.”

Embora o caso de amor da indústria de seguros com a IA pareça ter começado rapidamente, a tecnologia não está isenta de riscos. Isso levanta a questão se a indústria deveria seguir o conselho do Bardo sobre amar moderadamente. Rápido demais, assim vai, chega tão atrasado quanto lento demais.