Seguradoras associadas ao Sindseg – PR/MS disponibilizaram guinchos e veículos sinistrados de sua propriedade para ficarem expostos em blitz educativas realizadas pelo Detran/PR, nesta sexta-feira (26), em 10 pontos de Curitiba.
É uma estratégia para causar impacto visual e conscientizar as pessoas que passam pela blitz no sentido de que adotem os cuidados para evitar acidentes. Uso do cinto de segurança, não utilizar o aparelho celular enquanto dirige e controle da velocidade são algumas das instruções repassadas aos motoristas parados pelos voluntários que participam da campanha.
O representante da Comissão de Seguros Gerais do Sindseg – PR/MS, Luiz Borba, explica que essa ação das seguradoras por meio do sindicato já vem sendo realizada há alguns anos em parceria com o Detran/PR e BPtran.
“Nós não temos como mensurar o resultado prático desse trabalho, mas sabemos que as campanhas educativas são fundamentais para relembrar os condutores de veículos de cuidados básicos. São pequenos detalhes como jamais utilizar o celular enquanto dirige, que todo mundo sabe, porém, as vezes negligencia e as pessoas acabam não dimensionando o tamanho da tragédia que podem ocasionar. Esses carros batidos ilustram muito bem isto”, afirmou.
Vidas perdidas
Segundo dados do Ministério da Saúde, 43.760 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito, em 2014 (últimos dados consolidados disponíveis), o que significa uma a cada 12 minutos. Além das mortes ocasionadas, de acordo com o seguro DPVAT, 595.693 vítimas de trânsito foram indenizadas no mesmo ano, ou seja, aproximadamente 1.632 pessoas por dia.
Campanha internacional
O mês de maio é de alerta para motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres de todo o mundo. A campanha internacional Maio Amarelo – Atenção pela Vida marca a mobilização para a diminuição dos índices de mortes e acidentes de trânsito. Por isso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) realiza uma série de ações educativas em todo o Estado em parceria com entidades como o Sindseg -PR/MS e ONG’s de segurança no trânsito. Durante todo o mês ocorreram palestras, teatros, blitz, visitas às escolas, universidades, passeios ciclísticos e passeatas.