Notícias | 30 de janeiro de 2023 | Fonte: CNN Brasil
A Progressive e a State Farm, duas das maiores seguradoras de automóveis dos Estados Unidos, estão se recusando a assinar apólices em certas cidades para alguns modelos mais antigos da Hyundai e da Kia que foram considerados muito fáceis de roubar, de acordo com uma das seguradoras e reportagens da mídia.
Vários relatórios dizem que as empresas pararam de oferecer seguro para esses veículos em cidades que incluem Denver, Colorado e St. Louis, Missouri. As seguradoras não informaram à CNN quais cidades ou estados estavam envolvidos.
O Highway Loss Data Institute divulgou dados de seguro em setembro do ano passado que confirmaram o que várias contas de mídia social vinham dizendo: alguns modelos Hyundai e Kia de 2015 a 2019 têm aproximadamente duas vezes mais chances de serem roubados do que outros veículos de idade semelhante, porque muitos deles não possuem algumas das tecnologias básicas de prevenção contra roubo de automóveis incluídas na maioria dos outros veículos naqueles anos, de acordo com o HLDI.
Especificamente, esses SUVs e carros não possuem imobilizadores eletrônicos, que contam com um chip de computador no carro e outro na chave que se comunicam para confirmar se a chave realmente pertence àquele veículo. Sem a chave certa, um imobilizador deve fazer exatamente isso – parar o movimento do carro.
Os imobilizadores eram equipamentos padrão em 96% dos veículos vendidos nos anos 2015-2019, de acordo com o HLDI, mas apenas 26% dos Hyundais e Kias os tinham na época. Os veículos que possuem sistemas de partida por botão, em vez de depender de chaves de metal que devem ser inseridas e giradas, possuem imobilizadores, mas nem todos os modelos com chave possuem o sistema.
O roubo desses veículos se tornou uma tendência nas redes sociais em 2021, de acordo com o HLDI, quando os ladrões de carros começaram a postar vídeos de seus furtos e até vídeos explicando como roubar os carros. Em Wisconsin, onde os crimes começaram a prevalecer, as reclamações de roubo de Hyundais e Kias aumentaram mais de 30 vezes os níveis de 2019 em termos de dólares.
“A State Farm parou temporariamente de escrever novos negócios em alguns estados para certos anos modelo e níveis de acabamento dos veículos Hyundai e Kia porque as perdas por roubo desses veículos aumentaram drasticamente”, disse a seguradora em comunicado fornecido à CNN. “Este é um problema sério que afeta nossos clientes e toda a indústria de seguros de automóveis.”
Um porta-voz da Progressive Insurance foi citado em outros meios de comunicação confirmando a mudança, mas a empresa ainda não deu nenhuma declaração à CNN.
Michael Barry, porta-voz do Insurance Information Institute, disse que é muito incomum que as seguradoras de automóveis simplesmente parem de assinar novas apólices para uma determinada marca ou modelo de veículo.
“Eles geralmente querem expandir sua participação no mercado, dependendo de onde estão fazendo negócios”, disse ele.
A Hyundai e a Kia operam como empresas separadas nos Estados Unidos, mas o Hyundai Motor Group possui uma grande participação na Kia e vários modelos Hyundai e Kia compartilham grande parte de sua engenharia.
Os imobilizadores de motor agora são padrão em todos os veículos Kia, de acordo com um comunicado da montadora e a empresa diz que vem desenvolvendo e testando software de segurança para veículos não equipados originalmente com imobilizador. A Kia disse que começou a notificar os proprietários sobre a disponibilidade deste software, que está sendo fornecido gratuitamente.
A Hyundai disse que está fornecendo travas de volante gratuitas para alguns departamentos de polícia em todo o país para dar aos residentes locais que roubaram modelos da Hyundai com facilidade. Os revendedores da Hyundai também estão instalando kits de segurança gratuitos para os veículos, disse a empresa.