Notícias | 19 de abril de 2021 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura
Impactado diretamente pela pandemia, o mercado de seguros tem passado por diversas transformações. De acordo com a Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNSeg) houve queda de mais de 5% na arrecadação dos seguros de automóveis, entre janeiro e julho de 2020, se comparado com o mesmo período de 2019. Como resposta a essa mudança, algumas das maiores seguradoras do país, como Allianz Seguros, Porto Seguro e Tokio Marine, realizaram mudanças para atender melhor seus clientes e impactar de forma positiva os negócios dos Corretores.
A Allianz Seguros optou por ampliar os métodos de pagamento, a fim de apoiar os clientes que foram economicamente impactados pela crise sanitária. Os prêmios podem ser pagos em até 10 vezes, sem juros, no cartão de crédito e também adotou medidas que independem da pandemia. “Toda e qualquer mudança que contribua para a evolução do aculturamento do seguro no Brasil é benéfica, sobretudo quando os aprimoramentos estão em linha com os tempos e demandas em voga”, explicou Carla Oliveira, diretora de Automóvel da Allianz Seguros.
As movimentações que a seguradora realizou acabam sendo relevantes para os clientes, que podem contar com a contratação de Carro Reserva para sete, 15, ou 30 dias, que não estará mais atrelada à rede referenciada, assistência 24 horas, vidros, lanternas, faróis e retrovisores passaram a ser vendidos como coberturas adicionais. No entanto, o Corretor de Seguros também será beneficiado.
“Com diferentes ofertas disponíveis, o corretor pode tomar como estratégia de venda a diversificação de perfil de consumidor. Além disso, com a disponibilização de novas coberturas e planos de assistência 24h, esses lançamentos podem ser utilizados como atrativos e argumentos de venda”, disse Carla.
A Tokio Marine também identificou mudanças na demanda relacionada ao seguro auto. Luiz Padial, Diretor de Automóvel da Tokio Marine, explicou que foi possível notar que os clientes passaram a procurar por soluções cada vez mais segmentadas de seguros, como a de novos perfis de condutores que buscam alternativas ao transporte público, evitando a contaminação pelo coronavírus.
Neste contexto, duas novidades no portfólio da Tokio Marine trazem grandes oportunidades para o Corretor. A mais recente é o lançamento do Auto Popular na modalidade “Pague pelo tempo que ficou protegido”, alinhado às diretrizes atuais da SUSEP, de customização dos produtos. “O novo modelo de comercialização lançado pela Tokio Marine permite que o consumidor interrompa o prazo de vigência como preferir, oferecendo autonomia para contratações por curtos períodos. O cancelamento proporcional garante que o pagamento seja equivalente ao tempo em que o Cliente esteve protegido”, explicou o executivo.
Pensando em oferecer melhores e maiores condições para seu segurado, a Porto Seguro, ainda em 2020, lançou uma campanha com três importantes pilares (condições especiais de renovação, serviços emergenciais de residência e os canais digitais de atendimento). Outra iniciativa da companhia foi o Bllu, um seguro auto por assinatura que vem para atender uma parcela do mercado diferente do consumidor tradicional do seguro auto, com valor mais acessível, com coberturas essenciais, contratação em formato de assinatura, pagamento mensal, contratação on-line e atendimento 100% digital.
Com as novidades oferecidas pela seguradora, os Corretores também foram diretamente – e positivamente – atingidos. De acordo com Jaime Soares, Diretor de Automóvel Porto Seguro e Itaú Seguros, todas essas iniciativas trazem vantagens aos Corretores na hora da venda. “Os benefícios ampliam a argumentação com os clientes, além de facilitar e agilizar os processos operacionais. Acreditamos que tanto a mudança de comportamento da população, em valorizar e entender a importância do seguro, como as iniciativas da companhia auxiliarão fortemente os Corretores, que são os nossos principais parceiros, no fechamento de novos negócios”.