Alex Barbosa

Notícias | 02 de novembro de 2022 | Fonte: Revista Cobertura

Nos dias atuais, os golpes aplicados em seguradoras através de seguros de vida vêm aumentando e se popularizando através de pessoas que possuem necessidades financeiras devido a dívidas ou padrões sociais incompatíveis com sua realidade ou até mesmo quadrilhas especializadas com altos níveis de sofisticação. Em ambos os casos, as apólices não são pagas e os casos denunciados às autoridades.

Quem fez esse alerta foi o planejador financeiro Alex Barbosa. Segundo ele, um dos golpes mais fáceis é omitir uma doença preexistente ou uso remédios de uso contínuo, visando iludir a seguradora na aceitação ou não do risco, como também influenciar na formação de prêmio cobrado pela apólice.

“Ainda falando de golpes, outra causa comum é tentar ocultar a verdadeira causa mortis do segurado, simulando acidentes, quando na verdade o que ocorreu foi uma morte natural, por exemplo, uma vez que os valores pagos por morte acidental são bem maiores”, afirma o planejador.

Mais grave ainda, também segundo Alex, é que muitas vezes alguns profissionais que desempenham trabalhos do alto escalão deste mercado. “Existem quadrilhas compostas por médicos, funcionários de cartórios e cemitérios, onde o próprio segurado simula sua própria morte onde atestado de óbito e demais documentos são fraudados”, lamentou.

Mas e para quem pretende contratar um seguro de vida, qual seria a principal dica para evitar que seguradoras caiam em tais golpes? A resposta de Alex foi a seguinte:

“Faça seu seguro de vida enquanto é possível fazer, pois o que compra sua proteção e para quem mais você ama é a sua saúde e a sua decisão. Não existe planejamento financeiro sem um seguro de vida como alicerce. Procure um especialista para encontrar sua proteção ideal e personalizada”.

Alex Barbosa é atualmente sócio da empresa AddGroup, que trabalha na área de seguros oferecendo serviços e soluções 360° para corretores e clientes.