Notícias | 19 de agosto de 2022 | Fonte: CQCS l Alícia Ribeiro

De acordo com o Jornal do Almoço, da TV Globo (Chapecó), nos últimos 12 meses, o preço médio do seguro de carro cresceu em média 40% no Brasil. Entre os motivos do aumento está o mercado de automóveis. “Quando o preço do carro novo ou seminovo aumenta, o seguro também cresce. A tabela FIPE, que define o valor da indenização dos veículos pelas seguradoras, deixa isso claro”, diz a reportagem. “O aumento no valor de veículos novos e usados subiu também nos seguros”, comentou.

Em entrevista ao jornal, Luiz Henrique Corrêa, Corretor de Seguros, disse que o carro que valia R$ 40 mil, hoje vale R$ 50 mil. Outros motivos que impactam no valor do seguro são o preço do combustível, serviço de guinchos, alto risco de sinistros, como colisões, por exemplo. Luiz Henrique Claudio, presidente do Sincor-SC, contou que os Corretores fazem o seu papel, colocam o tipo do veículo, perfil do segurado e fazem as cotações com diversas seguradoras. “Fazem cotação em 20, 15 seguradoras. Ali se coloca para o cliente as melhores condições”, contou.

Segundo especialistas, o mercado de automóveis atingiu o equilíbrio e o preço tem a tendência de ficar mais estável. “É preciso reavaliar os itens de cobertura para fazer uma escolha mais eficiente”, finalizou a reportagem.