Seguro Celular - Modalidades

O que é

Cada vez mais popular no mercado, o Seguro de Celular é uma proteção que você pode contratar para o seu telefone. Caso ele seja roubado, perdido ou sofrer algum dano, a apólice pode ajudar a cobrir os custos de reparo ou substituição.

Esta indenização pode acontecer das seguintes formas:

  • A seguradora arca com os custos do conserto do celular após encaminhá-lo para uma assistência técnica; ou
  • A empresa fornece um novo aparelho para repor aquele que foi danificado ou roubado; ou
  • O cliente recebe uma indenização em dinheiro, se esta opção estiver especificada em contrato.

Por que contratar

Por mais que tomemos todos os cuidados, há inúmeros casos de pessoas que já ficaram sem o celular, quer seja por uma simples tela quebrada ou até um roubo. Segundo pesquisa da Mobile Time com a Opinion Box, 35% dos brasileiros já tiveram o celular roubado ou furtado.

Por isso é importante se precaver, contratando um seguro de celular.

Quais as Coberturas

A cobertura do seguro de celular, como em todos os seguros, depende do que você contratar e do que estiver descrito na apólice. Os planos básicos costumam cobrir roubos ou furtos qualificados, mas há planos que cobrem situações como quebras ou furtos simples.

Importante lembrar que existem situações que podem não ser cobertas pelo seguro, como mau uso do aparelho ou descuido do usuário. Dependendo das regras do contrato e das coberturas previstas na apólice, o seguro não pode ser acionado nestes casos. Portanto, leia com atenção as cláusulas do seguro contratado antes de assinar.

Os planos de seguros de celular geralmente são oferecidos de duas formas: Seguro Básico e Seguro Completo.

Os planos básicos geralmente cobrem:

  • Roubo: Casos de roubo sob ameaça. Exigem apresentação do Boletim de Ocorrência (B.O.);
  • Furto qualificado: Casos de subtração do celular sem que o usuário perceba. Também exigem a apresentação do B.O..

Já algumas seguradoras oferecem coberturas mais amplas em seus planos completos. Mas atenção: as coberturas variam de seguradora para seguradora, por isso preste bem atenção na hora de contratar para que o seguro atenda realmente as suas necessidades.

Eis alguns tipos de coberturas oferecidas por planos completos:

  • Quedas, danos causados em tentativas de furto ou roubo, queda de raios;
  • Problemas elétricos como curto-circuito, descarga ou oscilações de energia;
  • Queda de líquidos ou imersão na água;
  • Furto simples (quando alguém leva o aparelho sem que a pessoa perceba);

Também existem planos que se estendem para problemas ocorridos fora do Brasil, o que pode valer a pena especialmente para quem viaja com frequência para o exterior.

Franquia

A maioria das seguradoras que oferecem seguro de celular estipula um valor de franquia, cobrada quando o cliente aciona a cobertura da apólice. A franquia do seguro funciona como uma coparticipação, em que o segurado paga uma parte e a seguradora complementa com o restante. O valor da franquia varia de seguradora para seguradora e, no caso de Seguro de Celular, geralmente fica em torno de 20% a 25% do valor do celular. Importante: o valor da franquia deve ser estabelecido na apólice do seguro. Se você estiver procurando um Seguro de Celular, fique atento ao contrato, condições, coberturas e valor da franquia.


Veja mais: Modalidades de Seguros