Revista Cobertura – Por – 25/09/2021 as 16:00
Que tal para você levar a vida com mais leveza e qualidade? É dessa forma que alguns profissionais passaram a priorizar a qualidade de vida através de formas alternativas de transportes, como é o caso das bikes.
Principalmente nos grandes centros urbanos, onde o ritmo é mais acelerado no dia a dia, o uso de bicicletas cresceu muito nos últimos anos.
A bike, além de ser um enorme benefício para a saúde, ainda ajuda na economia financeira, é ecologicamente correta, porque substitui o carro em alguns momentos, e colabora com a despoluição do planeta.
Atualmente, as ciclovias estão sendo multiplicadas. Os ciclistas, sejam eles profissionais ou apenas amadores, estão cada vez mais tendo apoio para que invistam neste excelente meio de transporte.
Contudo, esse crescimento traz também riscos. Um dos principais é relacionado a furtos. Para se ter ideia, apenas o estado de São Paulo registrou, entre janeiro e setembro de 2020, cerca de 9.195 ocorrências de roubo e furto de bicicletas, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP). Em média, houve ao menos uma ocorrência de furto ou roubo de bicicletas por hora no estado.
“Com esse crescimento, as opções de bikes para aquisição são muito grandes e os preços variam muito, tendo desde as mais simples até as que valem mais do que R﹩100 mil. Isso também faz com que esses meios de transportes sejam alvos dos ladrões”, conta Cristina Camillo, sócia da Camillo Seguros.
Aliado a isso, o seguro para a bike pega carona e disponibiliza mais segurança e proteção para que o ciclista fique tranquilo. Somente no ano passado, por exemplo, foram comercializadas mais de 50 mil apólices de bike, um recorde neste segmento. Fator impulsionado pelo alto valor desses produtos e dos cuidados cada vez maiores dos ciclistas.
Assim, ao falar do tema é preciso ir além de simplesmente pedalar. Cristina Camillo destacou alguns outros riscos para quem tem uma bike e como um seguro pode ser útil:
• Deixou a bike guardada com cadeado, mas mesmo assim é furtada;
• Se estiver pedalando pela cidade, seja a passeio ou indo para o trabalho, e alguém roubá-la;
• Em caso de queda da bike durante o transporte também existe assistência;
• Além da bike, o seguro garante outras formas de assistência ao segurado.
Mesmo com todas as informações em relação aos riscos, a maioria das pessoas só pensam em seguros associados a furtos e roubos, mas este vai além disso. “Atualmente temos informações que apontam que em relação ao uso de seguros de bikes, quase metade são sinistros causados por acidentes na utilização ou no transporte”, explica Cristina Camillo.
Enfim, é fácil elencar vários motivos para andar de bike, além de fazer bem à sua saúde, faz bem ao seu bolso e ao meio ambiente. Mas também existem muitos motivos que mostram como é importante e viável a realização de seguros para esse meio de transporte e lazer.