Coberturas oferecidas pelo produto vão além da proteção do fluxo de caixa, podendo contribuir para a redução de custos operacionais e a expansão dos negócios com maior segurança

São várias as dificuldades enfrentadas pelas empresas relacionadas a operação e vendas, mas, existem um ponto é causa grande medo nos gestores: a preocupação com a inadimplência. Eventos recentes já impactaram negativamente o cenário empresarial, levando algumas empresas à falência. Diante desse cenário desafiador, as empresas precisam resguardar seus recursos financeiros, e uma opção ainda pouco explorada é o seguro de crédito.

Contudo, o seguro de crédito vai além da proteção do fluxo de caixa, podendo contribuir para a redução de custos operacionais e a expansão dos negócios com maior segurança. Cristina Camillo, sócia da Camillo Seguros, destaca que essa modalidade oferece uma maneira de impulsionar as vendas, ampliando a base de clientes e escolhendo os mercados mais promissores para cada tipo de negócio.

“O seguro de crédito proporciona à empresa maior confiança ao negociar com novos clientes, resultando no crescimento sustentável, saúde financeira e na capacidade de monitorar de perto a estabilidade financeira desses clientes para mitigar possíveis riscos”, afirma Cristina.

Ademais, é comum que o valor dessa ferramenta financeira seja mais reconhecido em momentos de crise, como o atual. No entanto, na realidade, o seguro de crédito pode ser um parceiro valioso não apenas em cenários adversos, mas também durante períodos de retomada, contribuindo para um crescimento sustentável.

Cristina destaca os seis principais benefícios que essa modalidade pode proporcionar à expansão dos negócios:

1 – Maior Market Share: O seguro de crédito protege os recebíveis em transações B2B, permitindo oferecer limites e prazos aos clientes, assegurando uma margem de segurança e dissipando receios de inadimplência. Isso naturalmente pode resultar em um aumento nas vendas.

2 – Expansão: Atuando como uma ferramenta de avaliação e qualificação das contrapartes comerciais, o seguro de crédito oferece um conhecimento mais profundo sobre empresas previamente desconhecidas, possibilitando a exploração de novas parcerias.

3 – Operações internacionais: Ao trabalhar com uma seguradora com experiência global, a empresa pode expandir sua atuação para além das fronteiras, conhecendo clientes ao redor do mundo e aumentando as chances de fechar negócios seguros, identificando possíveis riscos de investimento.

4 – Crescimento diversificado: Não é mais necessário limitar as negociações a parceiros conhecidos e confiáveis. O seguro de crédito auxilia na expansão e diversificação das oportunidades de negócio.

5 – Garantia financeira: Ao adotar o seguro de crédito, a empresa obtém uma garantia de saúde financeira, o que é bem visto por instituições financeiras, abrindo novas possibilidades de financiamento.

6 – Suporte à análise de crédito interna: Ao contratar o seguro, ele se torna um aliado da equipe de análise de crédito, acrescentando valor ao processo existente. Esse suporte oferece maior segurança, permitindo o recebimento garantido em casos de perdas inesperadas, sem impacto significativo no fluxo de caixa.

N.F.
Revista Apólice