Notícias | 24 de abril de 2023 | Fonte: Infomoney

Quem nunca teve um item pessoal — óculos, relógios, celulares, perfumes, tênis ou bolsas — furtado ou roubado certamente conhece alguém que já entrou nessa estatística no Brasil. Além do transtorno, perder o bem conquistado sempre causa frustração. A recorrência desse tipo de situação fez o mercado agir e criar uma proteção: o seguro para bens pessoais.

A Chilli Beans, empresa de óculos solar, em parceria com a plataforma Suthub e a Gazin Seguros, acaba de lançar um seguro de óculos e relógios. A ideia é oferecer os serviços no momento da aquisição dos itens nas lojas e, futuramente, também pelo ecommerce. A contratação é 100% digital, com pagamento por cartão de crédito, e a cobertura abrange roubo, furto e quebra dos bens. De acordo com a empresa, o seguro vai custar 10% do valor do produto.

No ano passado, a BB Seguros também lançou uma cobertura parecida. Com mensalidades a partir de R$ 9,90, o novo seguro prevê a proteção para itens pessoais roubados, como bolsa, mochila, pasta, carteira, celular, notebook, tablet, e-reader, óculos, cosméticos, perfume, tênis e relógio. O ressarcimento é calculado de acordo com critérios pré-estabelecidos de depreciação dos itens pessoais roubados e precisa ter a confirmação de que o bem é, de fato, do segurado.

Além da bolsa protegida, o produto prevê ainda proteção contra roubos após saques em caixas eletrônicos e transações realizadas sob coação física, como saque, compras, transferências e Pix e o monitoramento de dados, como proteção para CPF, email ou cartão de crédito.

Emerson Nagata, Superintendente de negócios e soluções de produtos de danos da Brasilseg, empresa da BB Seguros, explica que a intenção foi “criar um produto acessível e adaptado às necessidades dos clientes”, diz. Ele destaca que os riscos mudaram e as pessoas têm novas necessidades. “Temos atuado para cuidar das pessoas e do que é valioso para elas”, enfatiza.

Atenção antes de contratar

Especialistas recomendam prestar atenção em seis pontos antes de contratar o serviço. Veja:

  • Cobertura: o que o seguro protege e o respectivo valor
  • Prêmio do seguro: preço pago (via de regra) mensalmente para ter direito à cobertura
  • Vigência: período de duração do contrato
  • Carência: quanto tempo até o seguro começar a valer
  • Franquia: custo que o segurado precisa arcar em caso de sinistro
  • Prazo de reembolso: período para receber o valor após o sinistro