Seguro de Vida

O que é

O Seguro de Vida é um contrato pelo qual a seguradora se compromete a pagar uma indenização de valor pré-definido a beneficiários indicados pelo segurado, em caso de morte do segurado durante o período de vigência da apólice.

Por que contratar

O Seguro de Vida é, talvez, o seguro mais importante que você pode (e deve!) contratar, pois garante a tranquilidade de ter a certeza de que aqueles que você mais ama não vão ficar desamparados, protegendo-os econômica e financeiramente caso você venha a faltar.

Além disso, você mesmo pode obter respaldo financeiro, garantindo uma renda em caso de incapacidade temporária, por exemplo.

Quais as Coberturas

As coberturas básicas de um Seguro de Vida cobrem casos de morte natural e acidental.

Já as coberturas adicionais incluem mais de 70 tipos de coberturas, entre elas:

  • Cobertura em casos de doenças graves e invalidez acidental permanente.
  • Viabilização rápida da sucessão patrimonial e empresarial.
  • Morte por acidente;
  • Invalidez permanente total ou parcial, por acidente ou doença;
  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
  • Diárias por incapacidade temporária;
  • Diárias por internação hospitalar;
  • Diagnóstico de doenças graves.

Além destas e outras coberturas, se previsto em contrato, o segurado pode ter assistência em vida para diversas outras situações, e até mesmo resgatar parte, ou o valor total, do que foi investido.

Tipos de Seguro de Vida

De maneira geral, você pode contratar um Seguro de Vida de quatro formas:

Por tempo: Garante pagamento aos beneficiários da apólice do valor contratado por um período de tempo determinado na apólice e que pode ser renovado de forma automática.

Seguro Dotal: Também conhecido como “Seguro de Sobrevivência” ou “Seguro Resgatável, garante indenização caso o segurado não tenha falecido durante um tempo pré-estipulado na apólice.

Seguro Dotal Misto: é uma mescla de seguro de vida e seguro de sobrevivência. Com dois capitais segurados (coberturas) idênticos e distintos contratados, a indenização é paga ao segurado se ele sobreviver pelo período determinado na apólice ou aos seus beneficiários se morresse dentro desse período.

Seguro Ordinário: É um seguro sem prazo determinado, que se estende por toda a vida do segurado, onde o capital segurado é pago aos beneficiários quando do seu falecimento.


Veja mais: Modalidades de Seguros