Notícias | 30 de abril de 2021 | Fonte: CQCS

O pagamento de indenizações, benefícios e resgates, mesmo sem considerar o seguro saúde, ultrapassou a marca de R$ 151 bilhões em 2020, o que representa uma média de R$ 413 milhões que foram devolvidos para a sociedade a cada 24 horas no ano passado. O dado foi citado pelo presidente  da Fenacor, Armando Vergilio, para ressaltar a relevância do mercado para o País, no evento virtual realizado nesta quinta-feira (29/04), no qual foram anunciados os vencedores da quinta edição do Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, realizado pela Fenacor em parceria com a ENS e o apoio institucional da CNseg.

Segundo Vergilio, hoje, o seguro é visto com outros olhos e isso também é fruto do trabalho da imprensa, que tem aberto mais espaços para mostrar o quanto o setor é relevante para a sociedade brasileira. “O seguro está, agora, mais presente nos jornais, revistas, rádios, sites jornalísticos e tevês. Não é mais um ilustre desconhecido para a população. Ao contrário, já é melhor compreendido e desejado. Nós trabalhamos por isso e vocês levaram o resultado desse trabalho para a sociedade. Então, muito obrigado!”, acrescentou.

O presidente da Fenacor também comparou o papel desempenhado por jornalistas à atuação dos corretores de seguros ao longo da pandemia. Na avaliação dele, sem o empenho, a garra e a resiliência dos jornalistas, provavelmente os efeitos da crise seriam bem mais graves. “O  nosso setor também se mostrou resiliente, forte e ágil para atender a uma sociedade atemorizada, ao longo da pandemia”, acentuou.

Vergilio lembrou ainda que, por iniciativa da Fenacor, logo abraçada pelas seguradoras, ainda no início da crise, o mercado assegurou o pagamento de indenizações às vítimas, inclusive nos casos em que os contratos estabeleciam exclusões para esses riscos.

Para ele, foi em consequência disso que o setor de seguros constou entre os raros segmentos econômicos que encerraram 2020 em crescimento, ainda que tímido. “este  crescimento está ainda maior neste ano”, salientou.

EVENTO. 

Pela primeira vez, a solenidade foi realizada por meio remoto, em decorrência da pandemia do Coronavírus. “Esperamos até o último segundo na esperança que pudéssemos realizar este evento de maneira diferente desta. mas, infelizmente, não deu. Este ano o nosso evento teve que ser virtual e bem mais comedido. O momento é de luto e consternação diante dos trágicos efeitos da pandemia, a mais grave crise da saúde pública brasileira nos últimos 100 anos, que já matou 400 mil pessoas”, lamentou o presidente da Fenacor.

INSCRIÇÕES. Nesta 

edição, foram inscritos 514 trabalhos em cinco categorias: “Mídia Impressa”, “Audiovisual” (incluindo Rádio e TV), “Webjornalismo”, “Imprensa Especializada do Mercado de Seguros” e “Formação e Qualificação Profissional”.

A Comissão de Seleção indicou 25 finalistas, que receberão um certificado de participação.

Coube à Seleção de Julgamento apontar os três primeiros colocados em cada caategoria, os quais receberão, além do certificado, um troféu e as respectivas premiações, nos seguintes valores: R$ 15 mil (1º lugar); R$ 6 mil (2º lugar) e R$ 3 mil (3º lugar).

Para a próxima edição, poderão ser inscritos trabalhos publicados ou veiculados a partir do dia 30 de novembro de 2020. Mais informações sobre essa nova edição serão divulgadas em breve.

Veja a lista completa dos premiados:

1 – Imprensa Especializada Do Mercado De Seguros:

1º Lugar: “Horizonte Prateado”

Autora: Carol Rodrigues 

Veículo: Revista Cobertura

2º Lugar: “Incertezas Ambientais Abrem Espaço Para Seguros Paramétricos”

Autora: Solange Guimarães

Veículo: Revista Apólice

3º Lugar: “Mais Gente Com Menos Renda: O Grande Desafio Do Seguro De Vida”

Autora:  Kelly Lubiato 

Veículo: Revista Apólice

 2 – Mídia Impressa:

1º Lugar: “IRB Poderia Não Ter Sobrevivido A Fraudes/Fim Da Fiscalização Da Susep Será Endosso à Nova Gestão”

Autora: Ana Paula Ragazzi

Veículo: Valor Econômico

2º Lugar: “Pandemia Torna O Seguro Mais Digital”

Autores: Sérgio Tauhata Ynemine

Veículo: Valor Econômico

3º Lugar: “Você Tem Seguro? Mesmo?”

Autor: Isadora Lima Carvalho

Veículo:  Revista Quadro Rodas

3 – Audiovisual:

1º Lugar: “O Novo Seguro: Garantia Na Incerteza”

Autores: Laura Zschaber

Veículo: Rede Minas / Jornal Minas 

2º Lugar: “Seguro Empresarial: A Prevenção Necessária Para Os Negócios”

Autora: Porllanne Silva Dos Santos 

Veículo: Tv Mar / Tv Mar News

3º Lugar: “Seguros – Proteção, Patrimônio, Amor”

Autores: Danielle Campos Gadelha De Melo

Veículo: Tv Fortaleza / Jornal Da Câmara 

4 – Webjornalismo:

1º Lugar:  “Herdeiros Brigam Na Justiça Por Vgbl “INVISÍVEL” E Com Beneficiário Fora Da Regra Da Lei”

Autor: Rafael Gregório

Veículo: Valor Investe / Valor Econômico

2º Lugar: “Como a Crise Impulsionou O Mercado De Seguros De Vida E Previdência”

Autor: Valéria Bretas

Veículo: Estadão Investidor / Grupo Estado 

3º Lugar: “Apólices da Paz”

Autor: Hélio Marques

Veículo: Site Revista Digital Seguro É Seguro

5 – Formação e Qualificação Profissional:

1º Lugar:  “LGPD: Cresce Número De Especializações Em Segurança Digital”

Autor: Giselle Loureiro

Veículo: Rede Amazônica – Bom Dia, Amazônia

2º Lugar: “Pandemia Muda Rotinas De Trabalho E Traz Aprendizado Para O Setor de Seguros No Brasil”

Autor: Riva Blanche Kran

Veículo: Rádio Brasil Central AM E  RBC FM – Programa Show Da Tarde

3º Lugar: “Escolas Investem Para Inovar Na Educação Virtual”

Autor: Bárbara Bigarelli

Veículo: Valor Econômico