15/01/2018 / FONTE: G1 A necessidade do Brasil investir em infraestrutura intensifica a abertura de canteiros de obras no país. Seja por erro em projetos, falhas de equipamentos ou até fenômenos naturais, acidentes que costumam interromper empreendimentos e causam prejuízos. Para garantir mais tranquilidade para empresas e construtores autônomos, uma opção é contratar um seguro de riscos de engenharia e responsabilidade civil Obras.
Estima-se que atualmente mais de 7 mil obras estão paralisadas no Brasil, seja por falta de verba para serem concluídas, problemas no planejamento ou projeto, ou danos estruturais. Mas esse não é o único dado alarmante: o setor de construção é um dos cinco que mais registram acidentes de trabalho.
Tudo isso resulta em perdas econômicas para o país e para a indústria, mas mesmo assim ainda são poucas as empresas que protegem seus empreendimentos. Seja por falta de conhecimento ou por acharem que é muito caro, o fato é que apenas 0,56% dos seguros contratados no Brasil em 2016, por exemplo, eram os de riscos de engenharia, conforme informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep).Proteção para seguir a obra | Coberturas
Um seguro de riscos de engenharia oferece diversos tipos de proteção para as obras e as empresas contratantes. Entre os principais sinistros que podem ser indenizados estão danos da natureza, incêndio, explosão, roubo e outros danos físicos. Os pacotes podem incluir também coberturas adicionais como responsabilidade civil geral e cruzada (empreiteiros/subempreiteiros) do construtor, erro de projeto, despesas extraordinárias, desentulho, afretamento de aeronaves, manutenção simples e ampla e perda do lucro esperado.
Opção no mercado
Uma das alternativas no mercado brasileiro é o seguro de Riscos de Engenharia e Responsabilidade Civil Obras, da Tokio Marine Seguradora. Esse produto tem por finalidade garantir o pagamento de indenização por prejuízos decorrentes de acidentes durante a fase de execução de obras. Pode ser contratado por pessoas físicas e jurídicas que atuem no setor da construção civil. Entre suas vantagens estão suporte técnico da área de Riscos de Engenharia durante a contratação e vigência de toda apólice, indenização em caso de morte ou invalidez dos empregados e/ou trabalhadores autônomos no local do risco, proteção para acidentes decorrentes de danos da natureza, incêndio e explosão, cobertura para danos aos equipamentos móveis, estacionários, portáteis e eletrônicos, cobertura de danos corporais e materiais a terceiros, entre outras.Uma das principais vantagens é a contratação rápida e simplificada, que visa atender desde pequenas obras até projetos de grande porte, através de uma apólice única de Riscos de Engenharia e Responsabilidade Civil Obras com vigência de até 72 meses. Soma-se isso a capacidade automática para projetos de até R$ 400 milhões – uma das maiores do mercado – e até R$ 60 milhões para apólices de responsabilidade civil de obras. O prêmio é calculado com base no período da obra.
Diferenciais
Como cada segurado tem um perfil diferente, o produto Riscos de Engenharia e Responsabilidade Civil Obras da Tokio Marine possui flexibilidade para atender as demandas mais especificas de cada cliente oferecendo soluções para pequenas obras até grandes projetos.
A seguradora ainda possui uma equipe unificada e especializada para atender e dar um suporte de forma diferenciada ao Segurado, contando com um time de 10 engenheiros especializados em análise de projetos e gerenciamento de riscos, com um estreito relacionamento junto aos clientes, construtores e fornecedores. Tudo para atender às demandas que o segurado venha precisar.