Sonho Seguro – Por Denise Bueno – 18/08/2022 14:43
O Aeroporto de Congonhas e outros 14 terminais serão leiloados nesta quinta-feira, durante a 7ª rodada do programa de concessões aeroportuárias, realizada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Os 15 aeroportos, que juntos somam aproximadamente 15,8% do total do tráfego de passageiros do país, serão concedidos à iniciativa privada por um período de 30 anos. Além de Congonhas, também farão parte da concessão os aeroportos do Campo de Marte, em SP, e Jacarepaguá, no RJ.
Ao todo, estão previstos investimentos de R$ 7,3 bilhões. Os valores mínimos de oferta variam por bloco, de forma que o maior bloco, que envolve os aeroportos de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais prevê investimentos de quase R$ 5,9 bilhões. Valores tão elevados exigem garantias para que as ofertas sejam realmente cumpridas.
O seguro é uma das opções dadas pelos participantes à Anac. Uma das seguradoras que participa é a Junto Seguros. A companhia informou ao blog Sonho Seguro que aprovou as condições do edital antecipadamente, para atender os clientes parceiros de maneira ágil e simples, e garantir as obrigações a serem assumidas pelos licitantes. “Este é mais um projeto de fomento a novos negócios, importantíssimo para o desenvolvimento de infraestrutura e geração de empregos no país, que a Junto Seguros se orgulha em apoiar”, informou.
O edital prevê a concessão de 15 aeroportos dispostos em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pará. A Licitação será julgada pela maior contribuição inicial ofertada pelas participantes, sendo dividida entre os blocos Norte II, Aviação Geral e Bloco SP/MS/PA/MG.
O seguro garantia envolve quatro partes: o tomador, quem contrata o seguro e é devedor da obrigação para o segurado; o segurado, beneficiário da garantia devida pela seguradora e credor das obrigações assumidas em contrato; a seguradora, que garante o pagamento da indenização, caso o contrato seja descumprido; e o corretor, que alinha as melhores condições de contratação a partir de avaliações técnicas e financeiras.