Notícias | 30 de junho de 2023 | Fonte: CQCS
A partir de segunda-feira (03 de julho), as consultas às apólices do seguro garantia no site da Susep passarão a ser realizadas considerando exclusivamente os dados registrados no Sistema de Registro de Operações (SRO). Além disso, a autarquia informa que, na mesma data, o registro no sistema AESusep será extinto em definitivo.
A autarquia assegura que o novo modelo de consulta do seguro garantia, exclusivamente por meio do SRO, tanto os segurados quanto os tomadores do seguro passam a receber informações mais completas sobre suas apólices.
Mas, se ainda assim, for observado que a consulta retornou dados incorretos ou de apólice não encontrada, a Susep orienta o consulente a buscar esclarecimento junto ao Corretor de Seguros ou à seguradora emissora da apólice.
Ainda de acordo com a Susep, as medidas seguem o cronograma de implantação do SRO. “O registro das apólices de seguro garantia no AESusep deixou de ser obrigatório para as seguradoras a partir do dia 03 de abril, tendo em vista a revogação da Circular que tratava desse registro”, informa o órgão regulador.
Para tanto, também foi considerada a estabilidade observada na plataforma integrada do SRO. “Adicionalmente, a substituição do sistema tem como objetivo continuar a diminuição de custos de observância regulatória pelo mercado supervisionado”, acrescenta a Susep.
Segundo a Susep, o SRO é “um projeto de modernização do envio de dados pelo mercado supervisionado”,0 através das empresas cadastradas como registradoras de operações de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros. ”O sistema já recebe diversos registros e consta do planejamento do projeto estender as consultas de apólices a outros produtos de seguros, previdência complementar aberta e capitalização e resseguros, permitindo ao consumidor identificar todas as suas apólices, bilhetes e certificados”, finaliza a autarquia.