JRS – Bancorbrás – 20 horas atrás
Foto: Robert Keane / Unsplash Images
Trata-se de uma forma de diminuir o prejuízo financeiro
Em março deste ano um incêndio atingiu um galpão em São Paulo que era usado para armazenar obras de diversas galerias da cidade. Após o incidente, foi confirmado que diversos trabalhos da Galeria Nara Roesler, uma das mais importantes do país e referência no exterior, foram perdidos. Acidentes desse tipo podem acontecer em diversos locais, como no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 2018, ou na residência de grandes colecionadores, como ocorreu, em 2012, no apartamento de Jean Boghici, em Copacabana (RJ), que destruiu parte do seu acervo incluindo Samba (1925), de Di Cavalcanti, e Floresta Tropical (1938), de Alberto da Veiga Guignard.
A perda ou dano são imensuráveis para os apaixonados por arte, mas contratar um seguro para as obras é uma forma de diminuir o prejuízo financeiro. O produto foi desenvolvido para proteger veículos de coleção e peças em exposições públicas e privadas, em locais, como: museus, instituições culturais, universidades, coleções corporativas, galerias comerciais ou em posse de restauradores ou curadores.
O cliente pode definir as proteções de acordo com as suas necessidades. Assim como todo seguro patrimonial, o produto oferece coberturas básicas que cobrem os riscos como roubo, queda, deterioração, danos causados durante o transporte e outros, com ou sem cobertura “prego a prego”, que envolve todas as etapas do transporte da obra até o retorno ao local de origem. “O valor da apólice varia de acordo com o ‘valor em risco’ da obra ou coleção segurada”, aponta Luiz Carlos Gama Pinto, Diretor Executivo da Corretora de Seguros Bancorbrás.
Luiz Carlos comenta que o seguro também cobre danos elétricos e o transporte das obras e que o segurado pode contratar coberturas adicionais e estender a proteção dos bens. “Caso a exposição ocorra ao ar livre, por exemplo, o cliente pode incluir esse ‘risco’ na apólice, pois é difícil prever se o tempo irá mudar repentinamente e danificar o acervo”, finaliza.
Para mais informações sobre o produto basta ligar para 0800 7070 020 ou acessar este endereço.