JRS – William Anthony 16 horas atrás

Stephanie Tavares é Diretora de Precificação e Subscrição de Riscos de Automóvel e Grandes Riscos da Somos Franquias / Foto: Filipe Tedesco / JRS

Recomendações são da Diretora de Precificação e Subscrição de Riscos de Automóvel e Grandes Riscos da Somos Franquias, Stephanie Tavares

A contratação do Seguro Residencial cresceu 12,8% em 2021, em relação ao ano anterior. Os dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) confirmam que cresceu o interesse dos brasileiros pela proteção para suas casas e domicílios – uma vez que as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa diante da imposição das restrições de circulação nos últimos dois anos. Ainda assim, existe grande carência da contratação deste tipo de proteção pelo consumidor brasileiro – mesmo daquelas pessoas que já conhecem outros segmentos – como o Seguro Saúde ou Automóvel, por exemplo. O alerta é da Diretora de Precificação e Subscrição de Riscos de Automóvel e Grandes Riscos da Somos Franquias, Stephanie Tavares.

“Sabendo disso, algumas companhias já oferecem produtos que abrangem coberturas para ambos bens, Automóvel e Residência, na mesma apólice. Mesmo com coberturas mais enxutas, isso ajuda a despertar a necessidade que, muitas vezes o cliente desconhece, em ter o Seguro Residencial disponível. Com isso e, com a qualificação dos serviços prestados pelas empresas nas assistências, o Seguro Residencial tende a ter um salto de crescimento, se bem trabalhado na carteira de clientes já existente e divulgado a todos clientes novos”, projeta Stephanie.

A especialista confirma o crescimento do apetite do segurado brasileiro pelas coberturas de danos para equipamentos eletrônicos, danos elétricos e a cobertura de roubo/furto qualificado, além da cobertura básica, que cobre danos causados por incêndio, raio e explosão. “Também é possível contar com o serviço de assistência help desk, oferecido pelas seguradoras, para suporte remoto a manutenção de aparelhos eletrônicos. Essas coberturas atendem especificamente danos causados aos equipamentos e aparelhos mais utilizados em home office ou trabalho remoto”, menciona. “É importante ressaltar que as empresas seguradoras, no cenário de pandemia, atualizaram seus produtos para atender as necessidades dos clientes, de uma forma a garantir a tranquilidade do segurado não somente dos bens de sua residência, mas também do seu material de trabalho, inclusive criando produtos específicos para o trabalho remoto”, completa.

A relevância das assistências é enfatizada por Stephanie Tavares – uma vez que este serviço pode ser moldado de acordo com a necessidade de cada segurado. “Isso tem despertado interesse nos clientes ao adquirir o seguro, para que a seguradora possa oferecer o serviço mais completo. Por exemplo. É possível acionar um eletricista, hidráulico, chaveiro e até mesmo serviços de limpeza de calhas, assistência pet, entre outros. E alguns desses serviços, muitas vezes, estão presentes no plano básico da companhia, sem onerar o valor do seguro”, revela.

Entretanto, alguns cuidados são necessários antes de realizar a contratação de uma apólice para casa, apartamento ou qualquer outro tipo de residência. “É indispensável avaliar quais necessidades precisam ser atendidas no seguro, qual a finalidade da contratação e, ao encontrar um profissional de seguros, buscar orientação sobre a importância e abrangência de cada cobertura e assistência, para que – ao realizar a contratação – seu seguro esteja enquadrado da forma correta”, analisa. “Além da cobertura básica, que cobre danos por incêndio, raio e explosão a estrutura e ao conteúdo, a cobertura de ruptura de canos e tubulações – que cobre danos causados por água -, a cobertura de Responsabilidade Civil Familiar (que garante indenização pelos danos causados a terceiros por qualquer morador da residência segurada – dentro do limite de contratação), assim como Vendaval – em casos de tempestades que possam danificar a residência – são indispensáveis”, enumera. “Cobertura Roubo/Furto, mediante arrombamento, também é uma cobertura importantíssima, tendo em vista que, em período de férias ou feriados as residências ficam desocupadas pelo período, podendo se tornar um alvo mais fácil para esse tipo de delito”, afirma.

Neste sentido, a Diretora de Precificação e Subscrição de Riscos de Automóvel e Grandes Riscos da Somos Franquias reitera que é essencial ter contratado o Seguro Residencial para casa de praia ou campo, mesmo que sejam residências onde o cliente não esteja presente na maior parte do tempo. “Os imprevistos podem ocorrer. Principalmente coberturas por danos da natureza, que podem causar danos à estrutura ou um curto-circuito na residência. No Seguro Residencial, na modalidade veraneio, também é possível contratar assistência 24 horas, estando ainda mais seguro caso necessite de um atendimento emergencial”, aconselha.

Para descobrir mais detalhes sobre a Somos Corretora basta acessar o hotsite especial, entrar em contato através do e-mail junior@somosfranquias.com.br ou dos telefones (51) 3398-9078 e (51) 99381-0310. Siga também no Facebook e no Instagram.