Com o objetivo de apresentar uma visão geral dos riscos que ameaçam a sustentabilidade da produção agropecuária, o Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, realizará, no dia 18 de setembro, o seminário “Mudanças Climáticas, Gestão de Riscos e Seguro Rural na Agricultura Brasileira”.
O evento debaterá as instabilidades nos mercados, riscos institucionais e climáticos, incluindo o processo de mudanças climáticas. Serão discutidos, ainda, os desafios encontrados para a consolidação do seguro rural como mecanismo eficaz de gestão de risco, os cenários previsíveis para o segmento no Brasil e as iniciativas propostas pelos principais atores envolvidos.
Entre os debatedores estarão o diretor do CPES, Claudio Contador; o diretor do Instituto de Economia da Unicamp, Paulo Fracalanza; e os especialistas do Embrapa, Pedro Abel Vieira e Silvia Maria Massruhá; a professora da University of California, Jennifer Burney; o sócio-diretor da Agrosecurity, Fernando Pimentel; e o presidente da Comissão de Seguro Rural da FenSeg, Wady Cury.
O seminário acontecerá no Instituto de Economia da Unicamp, em Campinas (SP), das 9h às 18h. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site cpes.org, onde mais informações estão disponíveis.Manual de Avaliação de Riscos na Agropecuária
Ainda sobre o tema, o CPES acaba de lançar o livro “Manual de Avaliação de Riscos na Agropecuária – Um guia metodológico”, dos autores Antônio Márcio Buanain e Rodrigo Lanna F. Silveira, do Instituto de Economia da Unicamp.
O livro é fruto da colaboração entre o CPES, o Núcleo de Economia Agrícola e Meio Ambiente (NEA), vinculado ao Instituto de Economia da Unicamp, e o Grupo Banco Mundial. A publicação faz a definição e avaliação dos riscos a que o agronegócio está exposto, não apenas no Brasil, mas também considerando o cenário internacional, e sugere como o seguro pode ser inserido nas medidas preventivas e de mitigação de danos neste segmento econômico.
A publicação pode ser adquirida no site www.funenseg.org.br, pelo valor de R$ 30,00.