Revista Cobertura – Por 108 visualizações – 09/06/2023 as 19:25
No Norte e Nordeste, o desempenho foi acima da média nacional
De acordo com dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), que acompanham o desempenho do mercado segurador até o último mês de março, o setor de seguros (exceto DPVAT e Saúde) segue registrando crescimento estável de dois dígitos em arrecadação. Em nível Brasil, o crescimento foi de 10,2% no primeiro trimestre. Já a região sindical que abrange os 13 estados de responsabilidade do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) – Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Amazonas, Ceará, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Acre, Roraima, Rondônia e Pernambuco – o crescimento registrado ficou acima da média nacional, alcançando 10,7%.
Segundo Emerita Lyra, diretora executiva do Sindsegnne, os estados do Norte e Nordeste que registraram alta mais expressiva foram Maranhão e Roraima, ambos com 21,9% de crescimento, seguidos de Amapá, com 15,1%, Pará, com 14,8%, Rio Grande do Norte, com 14,7%, e Pernambuco, com 12,7%. “Entre os produtos que se destacaram nesse período, podemos citar o Seguro Residencial, que cresceu 20,8% na região sindical do Sindsegnne, ficando acima do resultado nacional de 15,7%”, aponta.
Para a executiva, a conscientização da sociedade de que é possível fazer uso dos diversos serviços de assistência sem necessariamente ocorrer um acidente previsto na apólice é um dos motivos que levaram ao crescimento do consumo desse tipo de seguro. “Outro desempenho que chama a atenção é o do Seguro de Responsabilidade Civil, que no Norte e Nordeste cresceu 34,5%, enquanto a nível Brasil o aumento em arrecadação foi de 9,3%. E o Seguro de Transporte, que na região do Sindsegnne alcançou alta de 28%, com crescimento nacional de 2,9%”, afirma.
Emerita Lyra analisa que, entre os fatores que explicam, como um todo, o bom resultado do setor no primeiro trimestre do ano, está a entrada de novos players no mercado segurador, não só através da presença física, como também através da comercialização virtual do produto de seguros. “Os resultados que temos até agora nos leva à expectativa de mais um ano de grandes oportunidades”, finaliza.