Veja a cobertura fotográfica completa no evento clicando aqui.
No evento que tradicionalmente encerra a programação do Sindicato dos Corretores do Paraná (Sincor-PR), o Fórum Sincor-PR 2024, este ano excepcionalmente foi realizado em Curitiba para homenagear o Sindseg PR/MS pelos 100 anos de atividade. Normalmente o evento acontece em Cascavel e é conhecido como Porco Seg, em função do prato que é servido no jantar de encerramento, porco no rolete.
Ao presidente do Sindseg PR/MS Altevir Prado foi entregue a 14ª medalha “Constans et fidelis” (traduzindo do latim significa persistente e fiel), a mais alta honraria do Sincor-PR entregue a personalidades que se destacam no mercado de seguros. De acordo com o presidente do Sincor-PR, Wilson Pereira, a homenagem se deve à incansável dedicação de Altevir à frente do Sindseg PR/MS, em especial, nas celebrações do centenário da entidade.
“Sua persistência e fidelidade aos princípios da entidade demonstradas por meio da organização de eventos memoráveis e iniciativas inovadoras deixaram um legado duradouro. Agradecemos imensamente por sua contribuição e dedicamos esta homenagem como um sinal de nosso mais profundo respeito e admiração. Todos os membros da diretoria do Sincor-PR lhe parabenizam”, disse Wilsinho.
Na sequência foi entregue ao Sindseg PR/MS uma belíssima escultura bastante simbólica para a instituição e reveladora de sua essência e história. A obra produzida pelo artista plático Rafael Sartori batizada de “Pilastre Sicuri”, traz esculpido em madeira desde as mãos da logomarca do sindicato que representam a ideia de proteção do seguro, os bens protegidos (família, saúde e patrimônio), itens que compõem o patrimônio histórico da instituição, como a mesa de reuniões que existe desde a primeira diretoria (1924) e a tartaruga que fica sobre a mesa e funciona como uma campainha (foi muito utilizada no período de João Possiede na presidência para pedir atenção dos presentes).
Já em clima de nostalgia, uma vez que o presidente Altevir Prado deixa o comando da instituição em fevereiro, ele agradeceu emocionado o presidente Wilson Pereira e toda a diretoria do Sincor-PR pelas duas homenagens e reverenciou também os diretores do sindicato presentes no evento.
“Eu confesso que fico bastante emocionado, eu tenho 25 anos de mercado de seguros e eu converso com corretores todos os dias, portanto boa parte de minha vida é dedicada aos corretores. Estou no final do segundo mandato, já quase me despedindo, mas tive a honra de presidir esta instituição durante o centenário, melhor ainda por ser um período em que o Sincor-PR esteve sob a presidência do Wilsinho, com a vice-presidência do José Antônio de Castro, outra grande liderança do setor, além dos notáveis profissionais e colegas nas duas diretorias. Fico emocionado e agradecido, com o sentimento que poderia ter feito mais, porém dentro das condições estabelecidas fiz o meu melhor. Agradeço imensamente o apoio que o Sincor-PR deu as comemorações do centenário, não teria sido possível sem vocês”, disse Altevir.
Como grande apreciador das ciências, da história e da arte, ao receber a escultura Altevir Prado afirmou: “Vocês não poderiam ter acertado mais. Para o artista responsável pela obra, digo, você foi brilhante! Impressionante como conseguiu traduzir nessa obra de arte a história de 100 anos, e nela, as comemorações do centenário colocando todos os seus símbolos. Parabéns! Parabéns!”, repetiu Altevir, com tom de voz efusivo e entusiasmado.
Além do presidente Altevir Prado, estiveram presentes no eventos os membros da diretoria do Sindseg PR/MS Ramiro Dias (diretor executivo), João Maria Francisco (diretor secretário), Omar Assolari (diretor financeiro), Ulisses Caldeira (conselheiro efetivo), Wilson Bessa (conselheiro efetivo) e Luciana Sobreda (conselheira suplente).
Fórum
O Fórum Sincor-PR 2024 aconteceu no Clube Urca em Curitiba com o tema: Uma Visão de Mercado – Momento e Tendências. Iniciou por vota das 13h30 e seguiu até à noite com painéis reunindo representantes de entidades e diretores de seguradoras que trataram das principais tendências nos seguros patrimoniais e de benefícios. O último ato antes do jantar foi uma palestra sobre economia com José Pio Martins.