G1 – Por EPTV 1 – 24/02/2022 13h18  Atualizado há 21 horas

Seguros de veículos têm alta de 15% prevista para 2021 na região de Campinas

Uma projeção realizada pelo Sindicato dos Corretores de Seguros (Sincor-SP) aponta que o preço dos seguros de carro deve sofrer aumento médio de 10% a 15% para motoristas da região de Campinas (SP) neste ano. O reajuste, segundo o sindicato, pode afetar tanto as renovações quanto as novas contratações.

De acordo com o diretor regional do Sincor, Carlos Aparecido Cunha, essa variação no valor do seguro é consequência da avaliação principal de três fatores: disponibilidade e preços de peças normalmente mais afetadas em acidentes e da mão de obra para consertos, além da frequência de roubos e furtos na região onde o contratante mora.

Cunha ainda destaca que o fato de os veículos novos e usados terem ficado mais caros também causa um impacto na contratação ou renovação dos seguros, mas, segundo ele, não na mesma proporção.

“Pode se comparar que os carros hoje estão valorados em torno de 20% a 30%, e o preço do seguro também acompanha, porque tenho que saber qual é o valor do carro, aquilo que vai me custar para repor na perda parcial ou [no caso de roubo] total. O preço do seguro não foi nessa mesma proporcionalidade. Está virando entre 10% e 15%”, explicou.

Seguro para carros na região de Campinas (SP) deve ficar mais caro — Foto: Reprodução/EPTV

Pode ficar ainda mais caro

O Sincor ressalta, no entanto, que algumas condições podem contribuir para que motoristas tenham que desembolsar um valor ainda maior na hora de contratar um seguro.

Em uma simulação enviada à EPTV, afiliada da TV Globo, o sindicato aponta que a contratação para um veículo destinado a trabalho na zona rural, por exemplo, pode sofrer uma variação de cerca de 30%.

“Um veículo misto [para uso pessoal e no trabalho] tem muito mais probabilidade de estar exposto do que uma pessoa que usa o veículo apenas para uma locomoção diária para o trabalho ou também para o lazer. Tudo isso é levado em conta”, destaca Cunha.

Na avaliação do diretor do Sincor, a redução dos seguros só ocorrerá quando os valores dos carros caírem e a oferta de peças, afetada por causa da pandemia da Covid-19, for maior do que a demanda, o que, segundo ele, não tem previsão para acontecer.