A comissão de benefícios do Sindseg PR/MS, com intuito de informar, alertar e contribuir com o nosso mercado, comenta a RESOLUÇÃO CNSP Nº 408, DE 30 DE JUNHO DE 2021.

O que mudou?

A venda digital já é realidade no mercado de seguros, um caminho sem volta que seguiremos superando desafios para garantir a integridade das operações.

Um dos primeiros desafios é a informação e por este motivo decidimos comentar sobre esta resolução que regulamenta a utilização de meios remotos nas operações de seguro, previdência complementar aberta e capitalização.

Quais as oportunidades?

A oferta do seguro por meios digitais ganha escala e é possível atingirmos prospects de maneira massificada. Algumas Seguradoras já atuam neste modelo dispensando assinatura e documentos físicos o que facilita e agiliza o processo de venda para o corretor e processo de compra para o cliente. Dar ao cliente a liberdade e opção de concluir a contratação por meio digital exime o corretor de algumas responsabilidades como manuseio dos dados e declarações inerentes ao perfil e saúde avaliados pela Seguradora.

Percebemos aqui uma grande oportunidade para a oferta do seguro crescer exponencialmente.

Quais os riscos?

Abrindo a oferta através de canais digitais abrimos portas para fraude? Quem é o prospect que terá acesso a contratação do seguro e consequentemente passará a ser meu segurado? Fazendo parte da minha carteira de clientes serei responsável solidário? Como mitigar estes riscos?

Infelizmente a fraude é um risco permanente, independente do canal de venda, e o papel do corretor de seguros como parceiro da Seguradora continua sendo fundamental para mitigar este risco.

A tecnologia nos permite promover consultas para análise e aceitação do risco. Dados pessoais informados na proposta de contratação como CPF e endereço são checados e o contato direto com o prospect também ajuda a mitigar o risco da entrada de um cliente que não age com boa fé, ou seja, mau intencionado.

Concluindo

O cenário da pandemia acelerou a transformação digital em muitos mercados e observamos uma reversão de tendências.

Do lado esquerdo as situações que nos foram impostas com a pandemia e do lado direito “o novo” que permitiu o crescimento do mercado de seguros, especialmente destacamos o seguro de vida individual com crescimento de 45,52% em Abril/21 comparado a Abril/20 (Fonte: FenaPrevi).

Temos um mercado promissor, conectado e seguro para avançar e proteger cada vez mais pessoas através dos nossos produtos e serviços preservando as relações humanas e a integridade das operações.